Estudos revelam que a manutenção e prosperidade das pequenas propriedades familiares estão na diversificação de suas atividades, as quais buscam renda mensal e não ficar dependente da produção de grãos, que demanda altos investimentos em máquinas e equipamentos bem como altos custos na produção, que na melhor da hipóteses o produtor terá renda duas vezes ao ano.
Com a diversificação de cultivos os riscos de insucesso nas explorações são amenizados, ao diversificar, o produtor protege sua renda mensal contra perdas significativas em um única exploração, pois no cultivo a céu aberto o produtor não controla todos fatores determinantes ao sucesso das suas explorações.
Partindo deste princípio, a Associação dos produtores da Comunidade Colônia Mineira, com assessoria técnica do IDR-Iapar/Emater, através do extensionista Jorge Maurino da Silva, organizaram excursão ao Município de Ubiratã, objetivando conhecer lavoura de abacate e seu processamento para extração de óleo para o setor de cosméticos e azeite para o consumo humano.
A proposta de cultivo visa atender um mercado cada vez mais exigente por produtos sustentável e saudável. Vale ressalvar que a proposta de cultivo da cultura de abacate nas propriedade visa as áreas sub aproveitadas além de inserir estas na sustentabilidade ambiental.
Unidade de extensão rural do IDR-Iapar/Emater-Peabiru
.png)











.png)




























0 Comentários