A Unidade de Produção Familiar da Sra. Maria de Fatima Nascimento dos Santos, é composta por ela e seu cônjuge, Sr. Celino Lino da Silva, vivem na comunidade rural de São Domingos, distante aproximadamente 14 km da sede do município. A família enfrenta desafios relacionados a precariedade de renda e insegurança alimentar. As condições inadequadas e a falta de recursos financeiros têm limitado a capacidade da família melhorar sua saúde e alimentação, além de impossibilitar o aumento de sua renda e realizar melhorias na propriedade.
A agricultora visualizou o segmento de panificados e bolachas para complementar a renda do esposo produtor, após este apresentar problemas de saúde e a renda familiar ter entrado em vulnerabilidade. O caminho foi o casal implantar a produção no sítio da família, na localidade de São Domingos, município de Janiópolis.
A produção deu certo a partir do esforço empregado, D. Maria de Fatima passou a produzir os pães, embalar, etiquetar e vender para particulares, na comunidade onde mora e no distrito de Bredápolis. Além disso passaram a vender para o comércio da cidade e participar da feira do produtor.
O sonho da família era melhorar a estrutura física e o processo produtivo, adquirindo Forno Refratário industrial a gás, um cilindro para massas e uma amassadeira industrial para organizar o trabalho; melhorando o processo com higiene e aumento na quantidade e qualidade da produção.
As condições financeiras da Unidade Familiar não permitiam esse investimento.
Agora com apoio do PROJETO RENDA AGRICULTOR FAMILIAR o objetivo da produtora é produzir com excelência e comercializar com a comunidade, comércio local e merenda escolar.
A Sra. Maria de Fatima pretende ainda conquistar mais clientes e manter um volume constante de produção pois entendeu ser imprescindível para o sucesso da atividade.
O projeto e uma política pública do Governo do Paraná que visa apoiar famílias rurais em vulnerabilidade social e permitiu que a família realizasse o sonho de incremento e melhoria na produção de panificados e bolachas. O resultado será aumento de renda familiar e segurança alimentar.
A aquisição do cilindro de massas e da amassadeira industrial foi possível com os recursos recebidos com a primeira parcela do projeto (R$ 4.212,08).
A aquisição do Forno Refratário Industrial foi objeto da segunda parcela de recursos do projeto (R$ 2.074,00) mais recursos próprios da família.
O resultado é visível com a expressão de alegria da família e com o fluxo produtivo da nova estrutura. Houve ganhos significativos na velocidade e praticidade da preparação até assamento dos panificados, bem como, na higiene e qualidade dos produtos.
O IDR-Paraná, escritório local de Janiópolis, foi solicitado para constatar que o empreendimento está na sua conclusão. A produtora afirmou que vai melhorar ainda o processo, pois solicitou assessoria técnica do IDR-Paraná para fazer o custo real de produção. Ao serem feitas novos vendas, além do novo ambiente de produção, será possível controlar melhor a produção e os recursos financeiros a partir da Assistência do IDR-Paraná.
Fonte - unidade de extensão rural do IDR-Paraná de Janiopolis.
.png)

































0 Comentários