O IDR-Paraná realizou no dia 12 de junho uma Dia de Campo em Ubiratã-PR, na Região de Campo Mourão, cujo tema foi “Milho 2º Safra em consócio com Braquiária: um manejo inteligente para resultados contínuos”. Apesar da colheita do milho encontrar-se em andamento, o que dificulta a participação de produtores, o evento contou com a presença de 50 pessoas, entre produtores, técnicos e lideranças, o que comprova a relevância e interesse pelo assunto.
O evento compõe o Giro Técnico de Inverno que consiste numa série de eventos a campo programados nas regiões de Maringá e Campo Mourão, sendo uma oportunidade aos produtores, técnicos e pesquisadores estarem juntos discutindo as tecnologias que proporcionam maior estabilidade do sistema produtivo e promovam o aumento de produtividade com sustentabilidade. Contou com a presença dos pesquisadores do IDR-Paraná Eng. Agrônomo Dr. Cezar Araújo e o Eng. Agrônomo Dr. Ivan Bordin, sendo realizado na propriedade do produtor João Cantero, localizado na comunidade Jandaia. Está propriedade é acompanhada pelos extensionistas do IDR-Paraná e é uma das Unidades de Referência do projeto grãos; já é a terceira safra em que Cantero adota esta tecnologia, já com resultados positivos de produtividade e redução de custos.
Os pesquisadores abordaram assuntos relacionados a viabilidade da alternativa do consórcio do Milho 2ª Safra com a Braquiária, uma prática que promove cobertura e proteção do solo, ciclagem de nutrientes e melhoria do controle de plantas invasoras, com redução da necessidade de herbicidas. A adoção desta prática propicia estabilidade de produção, tanto do milho 2ª safra quanto da soja, especialmente em períodos de estiagem.
O consórcio do milho com uma planta de cobertura como a braquiária tem grande importância no Manejo de Solos e Água, melhorando a estrutura do solo, reduzindo do grave problema da compactação e aumentando as taxas de infiltração e retenção de água e nutrientes. O manejo adequado do solo garante a manutenção da fertilidade, melhores produtividades, estabilidade de produção, aumento da rentabilidade e melhoria na qualidade de vida do produtor rural, sua família e a sociedade como um todo.
O evento contou com a exposição de máquinas agrícolas, sendo uma plantadeira com a 3ª caixa de semeadura para o plantio simultâneo da braquiária em consórcio com o milho, um trator do Programa Trator Solidário e um drone agrícola que possibilita tanto pulverizações como semeadura a lanço.
O apoio de parceiros foi fundamental para o sucesso do evento, ou seja, a Prefeitura de Ubiratã, através da Secretaria Municipal da Agricultura, Sicredi, Equagril New Holland e Pulver Farm Drones Agrícolas. O encerramento ocorreu com uma confraternização na Comunidade Jandaia.
0 Comentários