Últimas Notícias

img4

Corpus Christi reúne fiéis das Paróquias São Nicolau e São Pedro em Roncador com fé e tapetes pelas ruas

 

Por Jorge Tolim

Assim como em todo o Brasil, em Roncador não foi diferente. Nesta quinta-feira (19), fiéis da comunidade ucraniana da Paróquia São Nicolau e da Paróquia São Pedro acordaram cedo e não mediram esforços para decorar trechos das ruas da cidade para a realização da tradicional procissão de Corpus Christi.

A celebração de Corpus Christi é uma solenidade da Igreja Católica que exalta um dos mais importantes sacramentos da fé: a Eucaristia. Os tapetes coloridos com desenhos religiosos são um dos símbolos mais marcantes desta data.

Desde as primeiras horas da manhã, fiéis já estavam nas ruas organizando flores, desenhando e preparando os tapetes, deixando tudo pronto para as procissões. Pela manhã, a celebração foi conduzida pela comunidade ucraniana da Paróquia São Nicolau, com a Divina Liturgia presidida pelo pároco Padre Mário Preschasniuk e procissão logo em seguida.

Na Paróquia São Pedro, também houve celebração e procissão, com grande participação de fiéis sob a condução do pároco Padre Jorge Pereira da Silva.

Além da expressão de fé, a tradição católica envolve a confecção dos tapetes coloridos que retratam figuras como o Corpo de Cristo, o pão e o cálice — símbolos da presença de Jesus na Eucaristia.


Saiba sobre Corpus Christi:

Corpus Christi (expressão latina que significa Corpo de Cristo) é uma festa católica. É um evento baseado em tradições católicas. É realizada na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, que, por sua vez, acontece no domingo seguinte ao de Pentecostes. 

A festa de Corpus Christi acontece sempre 60 dias depois do Domingo de Páscoa ou na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, em alusão à quinta-feira santa quando Jesus instituiu o sacramento da eucaristia.

É uma "Festa de Guarda", isto é, para os católicos, é obrigatório participar da Santa Missa neste dia, na forma estabelecida pela conferência episcopal do país respectivo. 

A procissão pelas vias públicas, quando é feita, atende a uma recomendação do Código de Direito Canônico (cânone 944) que determina ao bispo diocesano que a providencie, onde for possível, "para testemunhar publicamente a adoração e a veneração para com a Santíssima Eucaristia, principalmente na solenidade do Corpo e Sangue de Cristo."

Confira o vídeo: 








 

 

 




Postar um comentário

0 Comentários