Últimas Notícias

img4

Agricultores familiares de Luiziana recebem corretivo calcário

 


Na busca por solo mais produtivo e sustentável, agricultores familiares do município de Luiziana foram contemplados com a distribuição de calcário dolomítico. Ao todo, 50 produtores rurais receberam 10 toneladas do insumo cada um, ação que faz parte do planejamento estratégico do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná) em parceria com a Prefeitura Municipal de Luiziana e o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural (CMDR).

A iniciativa tem como objetivo apoiar agricultores que atuam em diversas atividades econômicas, como pecuária leiteira, sericicultura, horticultura e produção de grãos (soja, milho, trigo e feijão), beneficiando comunidades rurais como Valinhos, Ponte Branca, Serra Molhada, Água da Abelha e a sede do município.

Laura Helena Goulart da Silva, representante do IDR-Paraná e responsável pela elaboração do projeto junto ao município, explicou a importância do uso do calcário. Segundo ela, o insumo tem papel fundamental na correção da acidez do solo, pois neutraliza íons de hidrogênio e alumínio, elevando o pH e melhorando a fertilidade da terra. Também reforçou que o calcário fornece cálcio e magnésio, macronutrientes essenciais para o desenvolvimento das plantas. “A aplicação correta do calcário contribui diretamente para o aumento da produtividade das lavouras, refletindo em maior renda e qualidade de vida para os agricultores”, destacou.

Durante a entrega do insumo, o prefeito que Edson Liss que esteve presente, enfatizou a importância da união entre os órgãos públicos, os agricultores e as comunidades para fortalecer a agricultura familiar em Luiziana. Em seu discurso, agradeceu o apoio do IDR-Paraná, dos agricultores, vereadores e servidores municipais, destacando que a soma de esforços é essencial para o sucesso das políticas públicas voltadas ao setor agropecuário.

A aquisição das 500 toneladas de calcário contou com recursos da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Paraná (SEAB), no valor de R$ 100.000,00 e contrapartida do município de R$ 12.595,00. Além da compra, a prefeitura também é responsável pelo transporte e entrega do insumo diretamente nas propriedades dos produtores beneficiados.

A iniciativa reforça o compromisso da administração municipal e das entidades parceiras em fomentar a sustentabilidade e o crescimento da agricultura familiar, garantindo melhores condições de produção e mais oportunidades para as famílias rurais de Luiziana.










Postar um comentário

0 Comentários