O programa Estadual de Proteção de Nascentes busca apoiar produtores e parceiros na proteção de nascentes com a técnica do solo cimento, além da educação ambiental conseguida com a participação de alunos e a conscientização ambiental de produtores, lideranças e público urbano, vai melhorar e estimular a produção e preservação de água e evitar problemas futuros de abastecimento.
Os profissionais do IDR-Paraná estão em campo para capacitar parceiros e alunos na proteção das nascentes nessa prática antiga na extensão rural, sempre realizada em parceria com as prefeituras, faculdades e sindicatos rurais.
No dia 26 de março de 2024, foi realizada a primeira oficina de capacitação em Engenheiro Beltrão, o IDR-Paraná capacitou a equipe executora das proteções de nascentes do projeto apoiado pela Itaipu Binacional, dando início então aos trabalhos, que foram desde a localização das nascentes e georreferenciamento até sua proteção em si. Essa proteção é realizada, basicamente, construindo-se um reservatório ao redor da nascente. Trata-se de uma estrutura na forma de caixa, preenchida internamente por pedras acomodadas de forma adequada, como a pedra ferro e de paredes construídas com a massa solo-cimento que, revestindo as pedras, dão forma final da estrutura. Algumas dessas nascentes já estavam arborizadas em seu entorno e as que não estavam foi orientado ao produtor fazer o plantio de espécies nativas da região para compor a mata ciliar.
Neste mês de setembro a Secretaria de Agricultura de meio ambiente de Engenheiro Beltrão com o apoio do IDR-Paraná, concluiu a proteção de 20 nascentes, do convênio firmado entre o município e a Itaipu binacional. Foram protegidas nascentes em várias localidades do município, como Comunidade Triangulo, distrito de Ivailândia, distrito do Sertãozinho, propriedades periurbanas, dentre outras.
Com este trabalho várias famílias já estão consumindo água de melhor qualidade, com menor risco de contaminação e com possibilidade de usar ainda para irrigar hortas e fornecer aos animais, melhorando a qualidade de vida e melhores condições dessaúde e renda no meio rural.
Fonte - Unidade de extensão rural do Idr-Paraná de Engenheiro Beltrão.
0 Comentários