Estiveram reunidos no Campus da UNESPAR de Campo Mourão para ver na prática de como produzir mudas de qualidade, 25 participantes entre produtores, técnicos e alunos interessados em informações sobre o tema “IMPORTÂNCIA DA QUALIDADE NA PRODUÇÃO DE MUDAS DE HORTALIÇAS”, Durante a oficina foram abordados os princípios da Produção de Mudas de Hortaliças como, sinais de plantas; tamanho e formato de recipiente; características de substratos; manejo hídrico e nutricional de mudas; ambiente de produção; uso de produtos biológicos.
Os participantes receberam informações técnicas e puderam ver na prática como produzir mudas de hortaliças de qualidade. Também houve uma troca de experiência e relato dos produtores de como eles produzem suas próprias mudas e como fazem compra direta dos fornecedores.
O evento foi realizado pelo IDR-Paraná, sendo que este faz parte da agenda de programação dos trabalhos nas UTVs do Projeto SPDH-AISA (Ação Integrada de Solo e Água) executado pelo IDR, ESAQ – USP, FAPED, Governo do Estado do Paraná, EMBRAPA, ITAIPU BINACIONAL.
Projeto SPDH – Sistema de Plantio Direto de Hortaliças, tem como objetivo: implantação de unidades de teste e validação (UTVs); ampliar a inserção de produtores e suas organizações; promover a integração de produtores em SPDH; promover a capacitação dos agricultores, no método de SPDH; prestar acompanhamento técnico aos agricultores, visando realizar os princípios do SPDH
Os temas foram conduzidas pelo extensionista do IDR-Paraná Tiago Luan Hachmann e pela pesquisadora eng. agrônoma da Origem Biotecnologia Dra. Olivia Diullen Costa Brito, estiveram presente técnicos do IDR-Paraná da região de Campo Mourão, professores e alunos da Faculdade Integrado, produtores de Campo Mourão e Araruna.
Fonte - Unidade de extensão rural do IDR-Paraná de Campo Mourão.
0 Comentários