Últimas Notícias

img4

Agricultores de Barbosa Ferraz estão recebendo calcário

 

A parceria entre a administração pública municipal, prefeito, Legislativo e o Governo do Estado por meio do IDR-Paraná tem produzido bons resultados aos produtores beneficiários, com políticas públicas de grande alcance social e relevância econômica, desta vez o município de Barbosa Ferraz entregou na tarde desta quinta-feira dia 25 de maio cerca de 110 toneladas de calcário para correção do solo aos agricultores do município em suas respectivas propriedades.

Esse calcário é oriundo de emenda parlamentar, reivindicada por representante municipal ligada ao agronegócio, no total o município receberá um total de 500 toneladas a serem distribuídas aos agricultores familiares do município. 

O projeto limita a quantidade de 10 toneladas por agricultor considerando a aplicação de 2 a 3 toneladas por hectare, conforme análise de solo que é enviada ao laboratório pelo escritório local do IDR, ou pela Secretaria Municipal de Agricultura.

A Secretaria municipal da Agricultura juntamente com o IDR-Paraná lembra aos agricultores da importância de se fazer a análise de solo anualmente para monitorar as condições químicas do mesmo e cita que os interessados em participar do projeto devem possuir CAF e com análise em mãos ter acesso a esse insumo.

Os agricultores beneficiados já recebem assistência técnica do IDR-Paraná para assegurar a correta aplicação do calcário e consequentemente maior aproveitamento dos nutrientes aplicados, pois a absorção destes está diretamente ligada ao pH, portanto pouco adiantaria fornecer os macro e micronutrientes ao solo, onde o problema seria a acidez. Portanto fica o alerta aos agricultores de se usar essa tecnologia tão simples e acessível a todos com maior frequência para que nesse momento de insumos tão caros, cada grânulo incorporado ao solo seja absorvido integralmente e fornecido às plantas, que é o objetivo final de uma nutrição bem feita que se iniciou com o fornecimento da tecnologia calcário na hora certa.

Fonte - Unidade de extensão rural do IDR-Paraná de Barbosa Ferraz.








Postar um comentário

0 Comentários