Últimas Notícias

img4

Excursão visita alternativa de diversificação de renda para a agricultura familiar

 

Com o objetivo de diversificação da propriedade, no dia 25 de maio de 2023, vinte e quatro produtores de Araruna-PR, dirigiram-se para o município de Luiziana-Pr, para conhecer a cultura da amora-preta (Rubus spp.). A propriedade visitada é de Valtecir Alves e sua esposa Juraci. O casal trabalha com Sericicultura (criação de bicho da seda) e a cerca de um ano e meio vem cultivando a amora-preta. Inicialmente, com cerca de 400 plantas, o produtor colhe cerca de 800 kg da fruta, que foram comercializadas na cooperativa de Corumbataí do Sul, a Coaprocor, gerando uma receita de aproximadamente R$8.000,00. Valtecir já aumentou o plantio da fruta, que conta hoje com 900 plantas, e o mesmo já sinalizou que ainda vai aumentar o cultivo.

De acordo com o Extensionista do IDR-Paraná (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná – Iapar-Emater), Darwin Caleff Ramos, a diversificação da propriedade rural apresenta algumas vantagens, se comparado à monocultura, principalmente na pequena propriedade rural familiar, pois reduz riscos financeiros em depender de apenas uma cultura, desse modo a diversificação da produção da propriedade agrícola pode ser uma alternativa para os agricultores aumentarem seus rendimentos e, por consequência, melhorarem a qualidade de vida no campo, tornando a atividade rural algo que possa garantir a subsistência de sua família dentro da sua propriedade rural, sem precisar exercer outras atividades fora da propriedade como complemento de renda.

Darwin destaca que a cultura utiliza pouco espaço para o cultivo, no espaçamento usual de 2,5m x 0,6m, pode-se alocar cerca de 1.333 plantas em 2.000 metros quadrados, ou seja, 6.666 plantas por hectare. A colheita da fruta concentra-se entre os meses de novembro e dezembro. A produtividade no primeiro ano fica entre 1,5 kg a 2,0 kg por planta, produzindo em torno de 4,0 kg por planta a partir do terceiro ano, a depender de fatores edafoclimáticos e técnicas de manejo.

Produtores interessados podem procurar os técnicos do IDR-Paraná para mais informações.

 

Fonte: unidade de extensão rural do IDR-Paraná de Araruna-PR

e-mail: araruna@idr.pr.gov.br

 




Postar um comentário

0 Comentários