Últimas Notícias

img4

Sericicultores de Barbosa Ferraz recebem mais de três toneladas de adubo do governo do Paraná

 

Parceria estado, Bratac e município entregou mais de 3500 Kg de adubo (formulado NPK 20,05,20) com recursos da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento do Paraná. A entrega ocorreu na unidade local da Empresa de Fiação de Seda –BRATAC. O objetivo do Estado é apoiar os produtores que tiveram as plantações de amoreiras - alimento para o bicho-da-seda - prejudicadas pelas adversidades climáticas, como geadas e estiagem de forma a melhorar o desenvolvimento das plantas e consequente a renda dos produtores.

Segundo informações da SEAB, “mesmo diante dos problemas climáticos e da deriva, o Paraná se mantém líder absoluto na produção de casulos no Brasil, com 83,9% de participação, seguido de São Paulo e Mato Grosso. De acordo com o IBGE, em 2021 os produtores paranaenses entregaram 2.321,46 toneladas de casulos. Um produto de muita qualidade que é disputado por mercados importantes como o vietnamita e o francês, além do japonês, italiano, chinês e indiano. Por isso, 96% da produção são destinados ao exterior”.

Para o município de Barbosa Ferraz foram destinados 59 sacos contendo cinquenta quilos de adubo, beneficiando mais 20 famílias, que tem na atividade a principal fonte de renda da propriedade. O município tem melhorado sua produtividade, alcançando rendimentos superior a 600 kg por hectare, estando acima da média da sericicultura no Paraná que é de 523 kg de casulos verdes por hectare durante o ano.  Portanto a sericicultura é uma alternativa viável para o agricultor que deseja melhorar o rendimento da sua propriedade rural.

Daniel Duran, um dos produtores beneficiados, espera alavancar sua produção e ter uma lavoura fortalecida resultando em casulos de melhor qualidade. “Hoje o custo de produção é alto, e qualquer ajuda é bem-vinda, e há muitos produtores que não possuem condições de comprar o adubo, então se receber dois sacos ou mais ajudam,  além disso, a seca foi muito intensa, e a lavoura precisa de adubo para se recuperar”, finalizou.

Para os extensionista do IDR-Paraná, Marcelo Agenciano e Marcos Brito, a produção dos casulos de seda é uma importante fonte de renda nas pequenas propriedades onde o agricultor familiar tem a possibilidade de obter renda durante 08 a 09 meses/ano, e que a presença e o apoio do Estado se faz tão necessário a essa demanda tão importante para a economia paranaense. Os sericicultores chegaram cedo e foram recepcionados com um café da manhã pelo responsável local da Empresa de Fiação de Seda - BRATAC, o senhor Maicon Donizete de Souza. Também estiveram presentes o Chefe do Núcleo Regional da SEAB de Campo Mourão, Eng. Agrônomo João Ricardo Barbosa Rissardo, o Prefeito de Barbosa Ferraz, Edenilson Miliossi,  e o Secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Barbosa Ferraz, Marcílio Pinto Barbosa, que juntos transmitiram uma mensagem de apoio ao produtores. A iniciativa é uma ação do Governo do Paraná por meio da SEAB, IDR-Paraná em parceria com a Empresa de Fiação de Seda – BRATAC e Prefeitura Municipal de Barbosa Ferraz através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente do município.

 

 

Fonte - Unidade de extensão rural do Idr- Paraná, Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná, Iapar/Emater.









Postar um comentário

1 Comentários