Últimas Notícias

img1

Agroecologia e produção orgânica foi tema de reunião em Campo Mourão

A agroecologia e produção orgânica que caminham juntas sendo a produção orgânica a alternativa que tem por finalidade a oferta de produtos saudáveis, priorizando a qualidade do alimento, realizada por meio de técnicas específicas que contrapõem a utilização de agrotóxicos e fertilizantes em todas as fases do processo.

Devido a importância do tema para qualidade de vida da população, o instituto de desenvolvimento rural do Paraná-Iapar/Emater e a empresa Vip Campo promoveram em 23/02 o 1º Encontro Vip Campo de capacitações, com o tema “Cultivo orgânico, agregando valor e renda ao pequeno produtor”, com 4 palestras a primeira conduzida pelo coordenador estadual de agroecologia do Idr-Paraná, André Luís Miguel tratou sobre expectativas e comercialização atual dos produtos orgânicos, destacou que agroecologia está entre os pilares do IDR-PR que trata da produção de alimentos seguros, existe uma demanda crescente da sociedade para obtenção de alimentos de qualidade, levando em consideração os cuidados com a natureza no seu processo de produção. “Esta demanda por alimento seguro e de qualidade é expressiva”, ressaltou.

Logo após o representante do Paraná orgânico Caio Eduardo Poças comentou sobre as modalidades de certificação, pagas e gratuitas.

O Extensionista do Idr-Paraná da região de Cornélio Procópio, Felipe Alves Spagnuolo discorreu sobre experiências exitosas dos cultivos orgânicos em sua região, na sequencia o técnico e produtor José Roberto Bergamo comentou sobre a realidade do cultivo orgânico na região de Apucarana, no encerramento houve sorteio de brindes e coquetel de confraternização.

Participaram do evento o gerente regional do Idr-Paraná Jairo Martins de Quadros, Eliezer Tierling, Rinaldo Clementin e Roberval Zago da equipe municipal do IDR-Paraná, Aline da Cruz Bilibio proprietária da Vip Campo com sua equipe e empresas parceiras, produtores, técnicos e secretários de agricultura de toda região, totalizando mais de 80 pessoas.

O gerente do IDR-Paraná lembrou que no Paraná existe uma lei cujo desafio e que 30 % da merenda escolar seja de alimentos orgânicos até 2023 e em volume suficiente para atingir 100% da alimentação escolar até 2030. “É uma meta ousada, mas vamos conseguir passo a passo, temos muito para caminhar”, frisou.

No encerramento Aline comentou que acompanhando o crescimento da demanda por produtos orgânicos, vem comercializando defensivos e insumos agrícolas naturais, na Vip Campo, e que está de portas abertas para novas parcerias e capacitações buscando o aumento da produção orgânica na região.

Produtores interessados em maiores informações podem procurar a empresa ou as unidades de extensão rural do IDR-Paraná.

Fonte -Unidade regional de Extensão Rural IDR-Paraná de Campo Mourão








Postar um comentário

0 Comentários