Últimas Notícias

img4

Saiba como evitar o Golpe do Pix agendado, que já rouba o seu dinheiro

Criminosos têm utilizado a função de agendar um Pix para aplicar golpes nas vítimas; corrente de WhatsApp que alerta para o caso é boato


(c) - Golpistas abordam vítima com Pix agendado por engano Foto: William Iven / Unsplash / Tecnoblog

O Pix, serviço digital que facilita a transferência e pagamentos por meio de uma chave, está sendo cada vez mais utilizado entre brasileiros. Com ritmo de uso acelerado, criminosos também criaram golpes em torno da ferramenta; um deles é conhecido como golpe do Pix agendado, em que golpistas usam uma transferência falsa como isca para pedir dinheiro à vítima.

Os criminosos agendam uma transferência e depois entram em contato com a vítima informando que a fizeram por acidente. Eles pedem que a pessoa devolva o valor depositado, sempre por motivos de urgência.

Mas na verdade o dinheiro nunca foi depositado na conta da vítima. Quando ela transfere o valor de volta ao golpista, ele encerra o agendamento e fica com o valor.

Portanto, se o usuário receber uma notificação de um estranho alertando que depositou dinheiro na sua conta, tome cuidado: pode ser um golpe. A vítima não tem acesso a um extrato comprovando o Pix agendado — essa mentira é usada para criminosos abordarem a pessoa.

Em cartilha divulgada na quinta-feira (17) a Polícia Civil de Santa Catarina (SC) alerta que só por que a mensagem do criminoso não comprova o deposito do Pix. É preciso desconfiar dos valores depositados, verificar o extrato do banco, e não devolver a transação no mesmo dia.

Agendar um Pix é um recurso que faz parte do serviço desde seu lançamento, em novembro de 2020. Entretanto, a partir de setembro deste ano, todas as instituições financeiras que adotam a ferramenta serão obrigadas pelo Banco Central (BC) a dispor da função de agendamento. O objetivo é permitir que todos possam programar pagamentos instantâneos.

A recomendação para vítimas do golpe é coletar o máximo de informações sobre o criminoso – comprovante do Pix agendado e número de celular — e enviá-las às autoridades.

Do Portal Terra / Fonte: CRN Online - www.crn1.com.br

Matéria postada pelo jornalista Claudinei Prado - MTPS 23.455/SP e IFJ 674 BR

Postar um comentário

0 Comentários