Últimas Notícias

img4

Produtores de Rancho Alegre D’oeste beneficiados com adubo fosfatado

 


No município de Rancho Alegre D’oeste, 35 agricultores familiares foram beneficiados com a entrega de 60 toneladas do adubo fosfatado Superfosfato Simples, insumo este resultado do Programa Manejo de Solos e Água em Microbacias Hidrográficas, da Secretaria de Estado da Agricultura e Meio ambiente, num convênio com a prefeitura deste município.

O início da entrega ocorreu no dia 14 de janeiro, com a presença do Prefeito de Rancho Alegre D’Oeste, Adão Aristeu Ceniz, do Vice-Prefeito Cássio Zanuto, do presidente da Câmara Municipal, vereador Antônio Amaro Alves, dos vereadores José Antônio Zanuto e Magdalena Alves da Silva e técnico do IDR-Paraná, Paulo Silva Barbosa. Os agricultores familiares foram definidos após consulta pública e a elaboração de um Plano de Ação da Microbacia Rio Barreiro, sendo que cada beneficiário apresentou a análise de solo para o cálculo da correta dosagem do insumo para sua propriedade. Serão corrigidos aproximadamente 750 hectares.

A adubação fosfatada complementa etapa anterior de correção de solos com calcário, quando foram distribuídas 429 toneladas deste corretivo. Ambos os insumos têm por objetivo propiciar melhores condições de fertilidade do solo, melhor desenvolvimento vegetativo das plantas cultivadas e uma melhor produtividade. Consequentemente as famílias beneficiadas terão uma melhor rentabilidade de suas explorações e o solo estará mais protegido dos processos erosivos.

O Programa Microbacias é o resultado de um acordo do Governo do Estado do Paraná com o Banco Internacional para Reconstrução de Desenvolvimento – BIRD que atende agricultores familiares através de convênio firmado entre os municípios e a SEAB. Tem por objetivo o desenvolvimento econômico e humano mais justo e ambientalmente sustentável, diminuindo a poluição da água, a erosão do solo e o assoreamento do leito dos rios e preservando a biodiversidade.

Fonte -  unidade de extensão rural do IDR- Paraná de Rancho Alegre D`Oeste











Postar um comentário

0 Comentários