Últimas Notícias

img4

Em protesto, indígenas bloqueiam trecho da BR-277 em Nova Laranjeiras

Manifestação nesta manhã (8) durou aproximadamente uma hora. Indígenas reivindicaram pontos relacionados à saúde da comunidade

Indígenas da Comunidade Rio das Cobras em Nova Laranjeiras fizeram um protesto na manhã desta sexta (8) no Km 477 da BR-277. Segundo levantamento do Instituto Socioambiental (ISA), 2019, a área como um todo abriga cerca de 3.250 índios das etnias Guarani e Kaigang. Em meio a pista, eles reivindicam pontos relacionados à saúde indígena no país.
Segundo informações de um documento recebido pelo Portal RSN, a principal demanda do protesto seria relacionada ao governo federal, que estaria descumprindo a convenção nº 169 da Organização Internacional do Trabalho (OIT), sobre Povos Indígenas. A comunidade, em reunião, teria decidido não concordar com a municipalização da saúde do seu povo, compreendo assim, que ficariam “reféns da política local/municipal, o que não respeitaria a especificidade da comunidade, seus costumes e diferenças significativas que apresentam”.
Segundo a Ecocataratas, concessionária que administra o trecho da rodovia federal, a manifestação começou por volta das 10h30 e interditou a pista completa por 15 minutos. Na sequência, com acompanhamento da Polícia Rodoviária Federal (PRF), o trânsito seguiu alternado nas pistas. Por volta das 11h30, a manifestação já havia sido encerrada.
Fizeram parte desta manifestação as aldeias Trevo, Vila Nova, Jacutinga, Taquara, Lebre, Pinhal, Sede, Encruzilhada e Campo do Dia.

Fonte: redesuldenoticias.com.br

Postar um comentário

0 Comentários