Últimas Notícias

img4

Alerta do Inmet: PR, SC e RS podem registrar chuva forte, granizo e ventos de até 100 km/h


 Curitiba, Região Metropolitana, Litoral e o interior do Paraná estão sob alerta laranja de tempestade a partir da tarde desta terça-feira (13). Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o estado pode ser atingido por chuvas de até 60 mm/h, rajadas de vento de até 100 km/h e queda de granizo entre esta tarde e a quinta-feira (15), feriado da Proclamação da República.

   O alerta, de nível laranja – segundo mais grave em uma escala com três níveis –, vale também para o estado de Santa Catarina e para a região norte do Rio Grande do Sul.

   Conforme explica o Instituto Simepar, a mudança nas condições do tempo ocorre por causa da chegada de uma frente fria que avança pelo Sul do país, e que deve se intensificar no Paraná já na manhã desta quarta-feira (14). “A mistura do tempo abafado dos últimos dias com a umidade do ar colabora para a instabilidade. Além dos ventos, a chuva deve aparecer em várias regiões do estado, principalmente no oeste, noroeste e centro-sul, incluindo a capital e o Litoral”, explica Fernando Mendonça Mendes, meteorologista do Simepar.

   Mendes ainda ressalta que os ventos podem mesmo ultrapassar os 50 km/h em vários locais, de acordo com a previsão do instituto paranaense. Segundo ele, também há previsão de pancadas de chuva com trovoadas. A boa notícia é que a partir da tarde de quinta-feira a frente fria dá uma trégua e o sol pode aparecer entre nuvens. A instabilidade deve diminuir e as temperaturas devem se manter mais amenas entre a tarde de quinta e a sexta-feira (16).

Nova frente fria chega no fim de semana

   “O problema é que uma nova frente fria chega ao Paraná logo em seguida, já a partir do fim de sexta-feira. Nesse caso, a possibilidade de temporais é menor porque o tempo estará menos aquecido, mas a instabilidade volta já a partir de sábado (17) ao estado”, alerta o meteorologista.

Fonte: Gazeta do Povo - Via CRN1


Postar um comentário

0 Comentários