Últimas Notícias

img4

PRODUTORES DE FRUTAS E HORTALIÇAS PARA A “MERENDA ESCOLAR” PARTICIPAM DE EVENTO SOBRE USO ADEQUADO DE AGROTÓXICOS EM JANIÓPOLIS


No dia 08 de Novembro de 2018 a Emater realizou, juntamente com a Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar) e a Prefeitura, um evento sobre a aplicação correta de agrotóxicos em hortaliças. O evento foi voltado para produtores rurais que fornecem alimentos para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) do município, bem como para outros horticultores locais.

O Engenheiro Agrônomo Tiago Luan Hachmann, da Unidade Local de Janiópolis, realizou a abertura do evento, enfatizando a importância da correta aplicação de defensivos agrícolas e a necessidade de atenção redobrada na produção de alimentos para a “Merenda Escolar”, como é conhecido o programa. Na sequência, a Engenheira Agrônoma Lozani Perotti, da Adapar, apresentou dados da utilização de agrotóxicos no estado do Paraná, destacou a relação entre o elevado índice de doenças, com a aplicação indiscriminada de agrotóxicos, ainda que o uso de agrotóxicos deve ser feito sempre de forma racional, com a orientação de um profissional dá área de ciências agrárias, bem como a importância de visitar a área e conhecer a real necessidade da aplicação, bem como da utilização de outras técnicas de controle. Além disso, destacou a importância de respeitar a carência dos produtos fitossanitários. Quando questionada sobre a utilização de um único princípio ativo para o controle de pragas em todas as espécies de hortaliças, a profissional foi enfática em dizer que para cada cultura há uma recomendação de agrotóxico. Também foi destacado no evento a importância de armazenar adequadamente o agrotóxico, bem como guardar o receituário agronômico pelo período de dois anos.

Antes de finalizar o evento, o Engenheiro Agrônomo da Unidade Local de Janiópolis destacou a importância de se adotar o manejo integrado de pragas, realizando a aplicação de agrotóxicos no momento adequado, e somente após outras técnicas de controle, como controle biológico, cultural, ambiental e mecânico. Além disso, destacou que serão realizados dois cursos, no ano de 2019, em parceria com o Senar, visando apresentar técnicas de cultivo orgânico de hortaliças, para aumentar as possibilidades de controle de pragas e doenças sem o uso de agrotóxico.

Fonte-Unidade Local Emater de Janiópolis




Postar um comentário

0 Comentários