Últimas Notícias

img4

Uso Racional de Medicamentos


O dia 5 maio é lembrado por ser o dia Nacional do uso Racional de Medicamentos. A data foi criada para alertar a população quanto aos riscos a saúde causados pela automedicação. Infelizmente a automedicação é muito comum entre os brasileiros ela é vista como solução para o alivio imediato de alguns sintomas pode trazer conseqüências mais graves do que se imagina. Muitas vezes em caso de Febre ,dor de cabeça,dor no corpo...Quando estes sintomas aparecem ,comuns á maioria das doenças,muitos brasileiros tem o habito de “correr a farmácia mais próxima”. Este comportamento que parece simples, mas pode torna-se perigoso,é reforçado pela indicação de um medicamento por um amigo,a vontade de livrar-se rapidamente do incomodo da dor e a facilidade de se comprar alguns remédios sem receita médica ou odontológica.

A automedicação é um habito perigoso, e quanto mais isso acontece maior o risco para a saúde e bem estar.
A principal preocupação com a auto medicação é a utilização irracional dos medicamentos, seja por não precisar do medicamento ou mesmo de causar mais danos do que a solução a seu problema de saúde, além de levar a erros de diagnostico, a escolha de uma terapia inadequada pode mascarar o reconhecimento de uma doença com a possibilidade de agravá-la.

Uma das preocupações é o risco de intoxicação, os analgésicos e antitérmicos e os anti-inflamatório representam as classes que mais intoxicam,por exemplo o caso do uso paracetamol analgésico bastante usado, consumir uma dose um pouco acima da recomendada por um longo período de tempo, mesmo que apenas por uma questão de dias, pode causar graves danos a saúde, que muitas pessoas que usam os comprimidos contra dor não percebem quando tomam mais do que o permitido,e elas não se dão conta dos danos causados pelo consumo excessivo do medicamento ao fígado. Ingerir paracetamol em excesso conduz a overdose escalonada, que pode ocasionar problemas no fígado e cérebro, além da necessidade de diálise ou ajuda para respirar. Aumentam também as chances de morte devido a estas complicações.

Um dos medicamentos que causam mais transtornos por não serem usados da maneira correta é o antibiótico.Tomado para combater infecções bacterianas,eles tem dose e tempo certos,que devem ser muito bem controlados.O período proposto para o tratamento é aquele ideal para aniquilar os micro-organismos que estão prejudicado o seu corpo de maneira eficaz e total.

Quando você para antes do tempo ou usa doses incorretas,você acaba permitindo que as bactérias criem resistência á aquele princípio ativo, transformando-as em superbactérias. Então, para matá-las, você vai precisar de outras medicações mais potentes, colocando em risco a sua saúde.
O uso de medicamentos de maneira incorreta ou irracional pode trazer ainda conseqüências como: reações alérgicas, dependência, inchaço, diarreia, alteração da pressão arterial, palpitações cardíacas, e até a morte.

A interação medicamentosa é outra preocupação em relação ao uso do medicamento refere-se a combinação inadequada, neste caso o uso de um medicamento pode anular ou potencializar o efeito do outro.
Importante destacar o uso do álcool com medicamentos, O álcool além de ter efeito depressivo sobre o sistema nervoso central, o álcool pode potencializar a ação de certas substancias, elevando o risco de perda da coordenação motora e mental.

Outro problema pouco conhecido é a mistura entre o cigarro e os remédios.Poucos sabem que quem fuma acelera o fígado e as enzimas que metabolizam as substancias, fazendo então com que a dose do remédio do fumante precise ser maior que a do paciente comum.O médico tem ciência disso, porem quem se automedica não, ingerindo quantidades erradas e correndo o risco de não ter o efeito esperado.

No caso de suspeita de dengue algumas medicações são contraindicadas, é o caso do ácido acetilsalicílico.Por isso, muito cuidado com todos os medicamentos, mas essencialmente com os antigripais, vários deles contem acido acetilsalicílico em suas formulas, outro grupo de medicamentos contra-indicados na suspeita de dengue são os anti-inflamatórios como, ibuprofeno, nimesulida e diclofenaco.

Minha dica de saúde é esta, cuide melhor da sua saúde, evite o uso indiscriminado de medicamentos. O acompanhamento com um médico e com o farmacêutico é fundamental na hora de usar um medicamento mesmo aquele vendido sem obrigatoriedade de uma prescrição médica. Medicamento é coisa séria, automedicação é um risco.
A diferença entre veneno e o remédio é a dose. Portanto usar medicamentos sem orientação adequada traz riscos à saúde, consulte sempre um farmacêutico este profissional tem papel importante para sua saúde.



Dra. Tatiane Pricila Marcão Voroniuk
Farmacêutica CRF: 22187
Pós Graduada em ATENÇÃO FARMACEUTICA

Postar um comentário

0 Comentários