Últimas Notícias

img4

Programa de Jovens Líderes Cooperativistas



Começou na quarta-feira (27), a 20ª turma do Programa Coamo de Jovens Líderes Cooperativistas coma  participação de 45 jovens cooperados com idade entre 18 e 40 anos, representando mais de 25 entrepostos e regiões do Paraná e Santa Catarina. O evento está acontecendo na administração central da cooperativa em Campo Mourão e tem, objetivo de formar e desenvolver lideranças, e a sua qualificação com ampliação de conhecimentos e visão global do ambiente produtivo e social. O engenheiro agrônomo e idealizador do programa, José Aroldo Gallassini, fez a palestra inaugural do programa abordando o tema “Coamo: quem somos e onde queremos chegar! ”

Apoio - O Programa Coamo de Formação de Jovens Líderes Cooperativistas é uma realização da Coamo com apoio do Sescoop/PR e acontece desde 1998, quando da formação da primeira turma.  Desde então, até a 19ª realizada em 2015 já foram treinados mais de 800 jovens cooperados representando todos os entrepostos da Coamo no Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul. E como novidade do programa, a turma de 2015 contou com a participação de cooperados e cooperadas. E neste ano, são oito jovens cooperadas presentes neste evento, que em 2014 foi premiado como o melhor programação de educação cooperativista do país.

Missão - Com decisões pensadas e viabilizadas, os jovens são os grandes responsáveis pela implantação de um novo modelo de administração rural, muito mais profissional. Na gestão dos seus negócios na propriedade, ou mesmo quando atuam em parceria em os pais, eles trabalham de forma arrojada, sem esquecer das lições geradas por suas famílias. Com os pés no chão e a mente no futuro, eles buscam resultados concretos baseados na prática do planejamento e gerenciamento, e o sucesso do seu empreendimento.

Módulos – Os trabalhos são desenvolvidos em quatro módulos, de abril a julho. Na sequência, o quinto módulo na segunda quinzena de agosto programa uma viagem técnica/cultural por várias  regiões  e unidades da Coamo, no Oeste e Sudoeste do Paraná,  e também na indústria e terminal portuário da Coamo em Paranaguá.
No primeiro módulo, o objetivo é a identificação do cooperado e sua condição dentro da sociedade, na propriedade e na família, com visão do cooperativismo e das atividades praticadas pela Coamo, além de cada jovem traçar estratégias e metas para o futuro. O segundo, trata da questão do planejamento, gestão e administração rural. O terceiro módulo destaca a gestão estratégica de negócios para a cooperativa e a análise e interpretação de balanço como instrumento para a tomada de decisão. No último e quarto módulo, o propósito é o desenvolvimento da liderança, em busca de um futuro promissor. Os módulos regulares e a viagem totalizam carga horária de mais de 100 horas de aula/curso.

Investir no futuro - A Coamo tem direcionado o seu trabalho, em parceria com a Ocepar e o Sescoop na formação de suas lideranças. O propósito da Coamo é promover o desenvolvimento cada vez maior do quadro social e a sua qualificação com ampliação de conhecimentos e visão global do ambiente produtivo e social. “O nosso principal objetivo é desenvolver o potencial criativo e o conhecimento dos cooperados, em várias dimensões, para que eles reconheçam em si os seus verdadeiros potenciais. Este programa da Coamo vendo sendo bem sucedido há 19 anos e apresentando resultados positivos. É um investimento voltado para a formação do ser humano, para o presente e o futuro, não somente na parte econômica, mas também no social, no cultural e na formação de uma família cooperativista cada vez mais atuante e comprometida com a sua sociedade, assegura o diretor-presidente da Coamo, José Aroldo Gallassini.

Postar um comentário

0 Comentários