Últimas Notícias

img4

Após abril quente e seco, tempo vira com geada no Sul do país já a partir de 3ª feira

O frio avança para as áreas do MS, de SC, PR, oeste de SP, sul e oeste de MT e sul de RO e do AC, caracterizando o fenômeno de friagem já a partir do próximo dia 26

O mês de abril está sendo marcado por ausência completa de precipitação em várias regiões do Brasil, inclusive em estados onde a média climatológica (1961-1990) dita em valores mais significativos, de até 140 milímetros, como no estado do Paraná.

Fato é que desde o final do mês de março, um anticiclone anômalo ganhou força em níveis médios da coluna troposférica estabelecendo um forte padrão de bloqueio, o que desviou todos os sistemas sinóticos transientes.

Os órgãos oficiais de meteorologia, no entanto, decretam o enfraquecimento deste poderoso bloqueio atmosférico nos próximos dias. Um amplo cavado frontal (área alongada de baixa pressão atmosférica) cruzará a Cordilheira dos Andes a partir de domingo (24) sendo forçado pela ondulação da Corrente de Jato Polar Norte (CJPN), que traz ar frio diretamente do Polo Sul para a América do Sul.

O modelo numérico global de previsão de tempo do CPTEC BAM 20 KM, mostra a incursão do ar frio (cores em azul na imagem) pela Argentina, Uruguai, Paraguai, oeste do MS, sul da Bolívia, Uruguai, RS e oeste de Santa Catarina na manhã de terça-feira (26/04). No dia seguinte, o frio avança também para as demais áreas do MS, de SC, PR, oeste de SP, sul e oeste de MT e sul de RO e do AC, caracterizando o fenômeno de friagem."


O mesmo também projeta marcas negativas de temperatura para cidades do sul paranaense, nordeste gaúcho e meio-oeste e sul catarinense, o que tende a impactar a agricultura em caso de geada generalizada.

Fonte: De Olho no Tempo via CRN1

Postar um comentário

0 Comentários