Últimas Notícias

img4

Jubileu de Ouro de Vida Consagrada da ir.ª Luiza Ciupa

 


No último domingo 22 de novembro celebramos na Paróquia São Nicolau (da cultura ucraniana, do rito bizantino católico) em Roncador – PR, o Jubileu de 50 anos de vida consagrada da  ir.ª Luiza Ciupa, que ha 40 anos reside em Roma e Ucrânia, atualmente em Roma.


Ir. Luiza que viveu sua infância na linda localidade do Formoso, município de Roncador, estudou na Escola Nossa Senhora das Graças, participando ativamente de toda rotina estudantil, onde recebeu a formação básica para uma vida de valores humanos, cívicos e com certeza, cristãos.


Jovem ativa participou de Grupo da Congregação Mariana (Марійська Дружина) na paróquia São Nicolau e com muita gratidão lembra o tempo que participava da comunidade na igreja antiga.


Há 50 anos, ir. Luiza acolheu com muito amor a vocação de religiosa consagrada levando uma vida celibatária, se propondo para ser benção na vida de muitos.


A etapa inicial – noviciado – em Prudentópolis - Paraná, exigiu estudo na condição de bom discípulo. Porque só tem com que servir, quem primeiro semeia, cultiva e colhe com árduo esforço. Vestindo o hábito, próprio da Congregação, como “sinal de consagração, de desprendimento dos bens materiais e de pertença a uma determinada família religiosa”(Exortação Apostólica, Vida Consagrada), que também, desperta o sentido sobrenatural e tem como primeira penitência na vida de quem deseja viver os Conselhos Evangélicos.


Tornou-se irmã Serva de Maria Imaculada, e se empenha na atividades do Carisma “Amar e Servir onde há maior necessidade” nas áreas da educação (escolas, pastorais e movimentos de Igrejas) como também no zelo da casa do Senhor, nas quais ela se destacou.


Na primeira década realizou serviços em diversas escolas das Associação Imaculada Virgem Maria na província São Miguel Arcanjo e nas comunidades de igreja ucraíno-católica no Brasil.


E ha 40 anos que mora e trabalha na Itália e Ucrânia. Na Ucrânia foi Formadora de irmãs no noviciado, e a convite do  + cardeal Miroslau Ivan Lhubatchivskei, até hoje realiza atividades na pastoral da catequese.


Participou da comissão que elaborou o Catecismo “Cristo Nossa Páscoa” para a igreja ucraíno-católica.


Doutora em Teologia pela universidade de Roma, exerceu o cargo de diretora no Instituto catequético da Universidade católica da Ucrânia e ministrou aulas na faculdade de Pedagogia Social.


Atualmente, ir. Luiza é conselheira do Conselho Geral das irmãs, é postuladora no processo para canonização da Beata Josafata Hordashevska.

Apresentamos um pouco de quem é ir. Luiza, para refletir o quanto Deus pode agir por meio de uma pessoa só. Para agradecer a Deus por honrar a localidade Formoso no município de Roncador, tornando esta pessoa da ir. Luiza numa formosura esplendida intelectualmente e espiritualmente.


 E por nos presentear com todos estes feitos. Celebramos com a Divina Liturgia presidida pelo pe. Mario Ciupa (primo da ir. Luiza), padre Mario Prechasniuk - pároco, pe. Thiofilo Menek e pe. Paulo Markiv. Louvamos, agradecemos, e pedimos que continue sustentando a vocação da ir. Luiza e abençoando todos os projetos e que a Mãe Santíssima, padroeira da Congregação das irmãs lhe proteja e a Bem Aventurada Josafata interceda por benção em todas suas inúmeras atividades.


Ao final da Liturgia a irª Luiza voltou-se para todos presentes na igreja com palavra de Gratidão, destacando que a família, as primeiras irmãs que trabalharam em Roncador e a comunidade da paróquia São Nicolau contribuíram muito na formação humana, cristã e social da sua pessoa.

A ir. Luiza recebeu Homenagem dos sacerdotes  pe. Mario – pároco e comunidade da paróquia; Pe. Mario Ciupa e familiares; E principalmente das irmãs do local e de comunidades vizinhas que quiseram muito, juntamente com a jubilanda louvar a Deus pelo dom da vocação religiosa.

Na celebração esteva presente mais uma irmã jubilanda, irª Ana Bileska, que mora em Campo Mourão, e ela também recebeu homenagem. 

Texto: Ir.Zenobia Michalichen

Fotos: Rafaela korpan
















Postar um comentário

0 Comentários