Últimas Notícias

img4

Campina da Lagoa realiza atividades em comemoração ao dia da Árvore


O Instituto Emater, Colégio Estadual e prefeitura, em 30 de setembro, mobilizaram alunos do segundo ano do ensino médio para conhecer uma nascente protegida pela técnica de solo e cimento. Os alunos também realizaram o plantio de 60 mudas no entorno de uma nascente, recompondo assim a vegetação existente, esse evento foi para reforçar o dia da Árvore, comemorado no dia 21 de setembro e sua importância ao meio ambiente, nesse caso na formação das matar ciliares de proteção dos mananciais de água.

Os alunos participantes, são moradores da área rural do município e muitos deles fazem uso de água proveniente de nascentes que são encanadas até as residências e também são usadas para os animais e demais atividades do meio rural. Muitas dessas nascentes não são protegidas, estando sujeitas a contaminação, presença de animais e insetos.

Nesse momento de poucas chuvas, muitas são as queixas de redução de água no meio rural, o que preocupa muitos agricultores. A atividade realizada visou informar e conscientizar sobre a técnica solo e cimento para proteção de nascentes e também a importância da recomposição da vegetação no entorno de nascentes e cursos d’água, pois a mesma auxilia na infiltração das águas das chuvas para o lençol freático, evita enxurradas e o assoreamento dos rios.

O grupo foi acompanhado pelos extensionistas Everaldo Andrade de Ávila e Ana Carolina Ferreira, ambos da unidade local do Emater de Campina da Lagoa e que possuem bom conhecimento na técnica de proteção de mina com solo cimento e podem contribuir e repassar informações aos interessados.

Fonte - Unidade local Emater de Campina da Lagoa.









Postar um comentário

0 Comentários