Últimas Notícias

img4

Iretama realiza 36° Encontro Estadual de Sericicultura



Aconteceu na última quinta-feira, dia 25 de Julho de 2019 na cidade de Iretama o 36° Encontro Estadual de Sericicultura, com participação de cerca de 1500 pessoas entre produtores, familiares, organizadores e autoridades, vindas de mais de 100 municípios do Estado. O evento teve apoio do Governo do Estado do Paraná através da Secretária da Agricultura e do Abastecimento e foi organizado pela Prefeitura Municipal e todo seu secretariado em conjunto com Instituto Emater, Fiação de Seda Bratac, Abraseda e toda a Câmara Técnica do Complexo de Seda do Estado do Paraná.

Segundo o Prefeito Municipal Wilson Carlos de Assis, a realização do evento é um sonho antigo dele, desde o tempo em que o mesmo trabalhou como agente da Fiação de Seda Bratac no município, podendo o mesmo realizar agora o sonhado encontro. O evento contou com a presença do diretor de extensão rural do Emater Nelson Harger e do Secretário Estadual da Agricultura Norberto Ortigara, que fez a abertura oficial do evento, e em breve discurso deu as boas-vindas a todos os participantes e salientou a importância da cadeia Sericícola para o Estado.

O Encontro acontece uma vez a ano, sempre em Julho no período de entressafra (inverno) que varia de 2 a 3 meses, dependendo da região e visa promover a integração entre governo, empresas, sericicultores e entidades representativas do setor.

O Encontro foi realizado no Ginásio de Esportes Wassílio Mamus durante todo dia, com recepção dos participantes a partir das 6:30 horas para inscrição e café da manhã, abertura às 8:30, almoço das 12:00 ás 13:30 e encerramento as 17:00. O Cronograma do Evento contou com Apresentações Técnicas, Apresentações de Resultados das unidades de Referências, Palestras, Projetos de Inovações na Sericicultura, atrações Artísticas além de sorteio de brindes durante todos dia para os participantes.

O Paraná está se consolidando como o maior produtor de fio de seda de qualidade do mundo, sendo procurado por indústrias de fiação da Europa e da Ásia. O Estado responde por cerca de 83% da produção nacional, com destaque para a região noroeste, a qual concentra 62% da produção do estado. O fortalecimento da atividade está resultando no aumento de renda para o produtor e para os municípios produtores Conforme os resultados obtidos em pesquisas, constatou-se que a atividade remunera os custos de produção e pode oferecer margens satisfatórias para a remuneração da mão de obra familiar, atualmente inovações possíveis no processo produtivo que reduzem a penosidade no trabalho tornaram a atividade mais atrativa à sucessão familiar, viabilizando a permanência das famílias no meio rural.

Ao final do evento foi entregue mais um trator do programa trator solidário financiado pelo Banco do Brasil Agencia de Roncador, com este totalizam 603 tratores entregues na região desde o início do programa.

Fonte - Unidade local instituto Emater de Campina da Lagoa.        








Postar um comentário

0 Comentários