Últimas Notícias

img4

Mamborê- Organiza trabalho no projeto grãos.




O projeto grãos faz parte da programação de 20 extensionistas na região de Campo Mourão, atendendo aproximadamente 9.000 ha, através de metodologias grupais e individuais, principalmente na campanha plante seu futuro que possui parceiros importantes no trabalho tais como Iapar, Embrapa, Cooperativas, Senar e outros.

Além dos atendimentos estão previstos a implantação de 20 unidades de referência com a instalação de coletor de esporos para facilitar o diagnóstico de entrada da ferrugem asiática, em todos os municípios estão sendo realizados eventos de organização dos trabalhos para safra 2018/2019.

Em 01 de novembro reuniram-se no Centro de Aprendizagem Rural (CAR), do Sindicato Rural de Mamborê, os técnicos do Instituto Emater, Eng° Agrônomos Paulo Cesa e Luiz Vanderley da Silva, com os produtores familiares de grãos, para discutir a rentabilidade da atividade e a relação deste com boas praticas agrícolas, sendo elas: manejo integrado de pragas (MIP), de doenças (MID), de plantas daninhas (MIPD), inoculação/ coinoculação e manejo de solos.

Os dados apresentados mostram que a adoção destas práticas podem incrementar a rentabilidade da soja em 44,4 sc/ alqueire/ ano.

Em MIP, ainda foi apresentado o trabalho da Embrapa, demonstrando as diversas formas e produtos para controle biológico de pragas.

Além dos produtores esteve presente o prefeito Ricardo Radomski, que participou das discussões, dando ênfase a importância do controle biológico de pragas, visto a necessidade de implantação do cinturão de proteção em volta das cidades e vilarejos, onde poderá ser proibido o uso de defensivos químicos.

O evento foi importante para incentivar os produtores a adotarem práticas que tornem mais saudável o ambiente produtivo, e ainda, melhorar a renda das famílias envolvidas.

Fonte- unidade local Emater de Mamborê.





Postar um comentário

0 Comentários