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Milhões ainda podem sacar o Abono Salarial do PIS-Pasep até 29 de junho: veja se você tem saldo

R$ 34,6 bilhões ainda estão à disposição para retirada no Banco do Brasil e na Caixa Econômica Federal

Milhões ainda podem sacar o Abono Salarial do PIS-Pasep até 29 de junho de 2018: veja se você tem saldo. Com as novas regras para o saque do PIS/Pasep, o governo estima que R$ 39,5 bilhões serão injetados na economia. Segundo o Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, R$ 4,9 bilhões já foram sacados pelos cotistas e R$ 34,6 bilhões ficaram à disposição para retirada no Banco do Brasil e na Caixa Econômica Federal.

A mudança na legislação, por meio da Medida Provisória 813, vai permitir que brasileiros de todas as idades, que possuam PIS/Pasep, possam sacar. O ministro do Planejamento, Esteves Colnago, classificou como importante o ingresso de um volume tão expressivo de recursos na economia.

“São milhões de brasileiros com direito a um dinheiro que até hoje não tinham acesso”, afirmou o ministro. Segundo ele, muitas famílias poderão comprar bens duráveis, não duráveis ou optar por pagar dívidas.

Ele explicou ainda que os cotistas que trabalharam entre os anos de 1971 e 1988 precisam consultar os sites da Caixa e do Banco do Brasil para saber se têm direito ao benefício. As consultas podem ser feitas a partir de 4 de junho.

“O público total beneficiado pela medida é de 28,7 milhões de pessoas e, dessas, cerca de 3,4 milhões já garantiram o saque. Ou seja, 25,3 milhões ainda têm potencial para obter o dinheiro”, explicou o ministro.

Nos próximos dias será divulgado um cronograma de saque. “Agora, o acesso de cotistas de todas as idades será permitido durante uma janela temporal que vai até o dia 29 de junho de 2018. A medida provisória também permite ao governo reabrir o prazo para saques até 28 de setembro”, relatou Colnago.

COMO SACAR PIS/PASEP

Para sacar o abono do PIS, o trabalhador que possuir Cartão do Cidadão e senha cadastrada pode se dirigir aos terminais de autoatendimento da Caixa ou a uma casa lotérica. Se não tiver o Cartão do Cidadão, pode receber o valor em qualquer agência da Caixa, mediante apresentação de documento de identificação.

Informações sobre o PIS também podem ser obtidas pelo telefone 0800-726-02-07 da Caixa. O trabalhador pode fazer uma consulta ainda no site www.caixa.gov.br/PIS, em Consultar Pagamento. Para isso, é preciso ter o número do NIS (PIS/Pasep) em mãos.

Os servidores públicos que têm direito ao Pasep precisam verificar se houve depósito em conta. Caso isso não tenha ocorrido, precisam procurar uma agência do Banco do Brasil e apresentar um documento de identificação. Mais informações sobre o Pasep podem ser obtidas pelo telefone 0800-729 00 01, do Banco do Brasil.

APLICATIVO CAIXA TRABALHADOR

Conforme Saab, o acesso ao Aplicativo do Trabalhador da CAIXA é o melhor passo para saber se tem direito ao beneficio. “Pelo aplicativo, o trabalhador pode ter todas as informações, inclusive consultar se tem ou não direito a partir do número do NIS (Número de Identificação Social), além do calendário de quando pode receber o benefício”, acrescentou.

PAGAMENTO DIRETO A CLIENTES CAIXA

Trabalhadores clientes da CAIXA podem receber o benefício diretamente em sua conta bancária. “Às vezes o crédito foi até feito, e, nesse caso, peço que o trabalhador verifique, de acordo com o calendário, o recebimento na conta.”

Para receber o abono salarial, o trabalhador precisa ser inscrito nos programas há cinco anos, pelo menos, e ter trabalhado em 2016 formalmente 30 dias, aproximadamente, com renda média mensal de até dois salários mínimos.

“É necessário ainda que os trabalhadores tenham seus dados informados corretamente pelo empregador na RAIS de 2016 para que possamos efetuar o pagamento no calendário 2017/2018”, acrescentou.

CARTÃO CIDADÃO

Para sacar o PIS, o trabalhador precisa do Cartão Cidadão e senha cadastrada para receber nas Lotéricas, CAIXA Aqui ou nos terminais de autoatendimento nas agências da CAIXA. Caso não tenha o cartão, pode receber o valor em uma agência da Caixa apresentando documento de identificação. Informações podem ser obtidas pelo telefone 0800 726 0207.

Os trabalhadores podem consultar se têm direito ao benefício, e qual o valor a receber, pelo site da Caixa, no endereço www.caixa.gov.br; além do aplicativo Caixa Trabalhador, disponível em todas as lojas de aplicativos das três plataformas operacionais (Android, IOS e Windows) ou pela central de atendimento 0800 726 0207.

Os servidores públicos possuem inscrição Pasep e devem procurar uma agência do Banco do Brasil. Mais informações podem ser obtidas pelo número 0800 729 0001.

Fonte: CRN1

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