Últimas Notícias

img4

Prazo para regularizar ou tirar título de eleitor termina hoje (9)



Os cidadãos que pretendem votar nas eleições de 2018 têm até esta quarta-feira (9) para regularizar a situação junto à Justiça Eleitoral: termina hoje o prazo para alterar dados cadastrais, transferir domicílio eleitoral e, no caso de eleitores com mobilidade reduzida, solicitar a transferência para uma seção com acessibilidade.

Para quem ainda não tem o título e pretende tirá-lo para votar neste ano, basta comparecer ao cartório eleitoral mais próximo de sua casa com o comprovante de residência (de preferência em nome do solicitante), documento de identificação com nome completo, filiação, data de nascimento e nacionalidade. Os homens devem apresentar também o comprovante de quitação militar.

Quem mudou de endereço e deseja transferir o documento também tem até esta quarta para realizar o procedimento. Os interessados devem apresentar comprovante de residência e documento oficial com foto em uma das unidades da Justiça Eleitoral. Para solicitar a transferência, é preciso morar a pelo menos três meses no domicílio atual.

O eleitor pode consultar sua situação no portal do TSE. Quem deixou de votar ou justificar a ausência em mais de três eleições precisa se regularizar. Para evitar o cancelamento do título, é necessário comparecer a um cartório eleitoral com documento de identificação e comprovante de residência em nome do eleitor. A Justiça Eleitoral recomenda que se leve também comprovante de votação ou justificativa eleitoral, se houver.

Quem não encontrou o título de eleitor pode obter uma versão digital para apresentar no dia da votação. É preciso baixar o aplicativo “E-Título” em smartphones ou tablets e preencher as informações solicitadas. Se o cidadão já tiver feito o cadastramento biométrico, a versão digital virá acompanhada de foto de identificação. Caso ainda não esteja cadastrado, o documento será baixado sem imagem — aí é necessário levar um outro documento de identificação com foto.

Caso as alterações necessárias não sejam feitas até a data limite, os títulos serão cancelados e a regularização só poderá ser feita após o segundo turno das eleições, em 28 de outubro.

Fonte: CRN1

Postar um comentário

0 Comentários