Últimas Notícias

img4

Treinamentos com Fuzis 556 comprados pelos Consegs de Ivaiporã, Lidianópolis, Borrazópolis e Faxinal



Os cinco Fuzis 556 estão guardados na 6ª Companhia Independente de Polícia Militar de Ivaiporã, cuja entrega oficial será efetuada, nesta terça-feira, dia 24 de maio, às 19h00, na Câmara de Vereadores de Ivaiporã, onde irão comparecer, por exemplo, prefeito Carlos Gil; presidente do Conseg, Jair Burato; capitão da Polícia Militar, Élio Boing; e o delegado da Polícia Civil, Gustavo Dante.

Na quinta-feira, dia 19 de maio, policiais militares treinaram o uso dos Fuzis 556, comprados pelos Conselhos Comunitários de Segurança (Consegs) de Ivaiporã, Lidianópolis, Borrazópolis e Faxinal. Os cinco Fuzis 556 estão guardados na 6ª Companhia Independente de Polícia Militar, cuja entrega oficial será efetuada, na terça-feira, dia 24 de maio, às 19h00, na Câmara de Vereadores de Ivaiporã, onde são aguardados, por exemplo, o presidente Nando Dorta; prefeito Carlos Gil; presidente do Conseg, Jair Burato; capitão da Polícia Militar, Élio Boing; delegado da Polícia Civil, Gustavo Dante; e convidados.

O treino foi realizado no Estande de Tiro da Polícia Militar de Ivaiporã, comandado pelo 2º tenente Andersom e pelo 2º sargento Audálio, e supervisionado pelo comandante da 6ª Companhia Independente de Polícia Militar de Ivaiporã, major Laércio Sagati.

“O objetivo é explicar aos policiais militares como utilizar o Fuzil 556. Além disso, é preciso conhecer o real potencial de fogo que tem o armamento”, explicou o major Sagati, acrescentando que também é necessário saber desmontar, limpar e manter o Fuzil 556.

Na ocasião, o tenente Andersom e sargento Audálio passaram instruções como os policiais militares devem conduzir o armamento na viatura, assim como caminhando, deitado ou ajoelhado – dependendo da situação ou ambiente que for necessário. 

Instruções gradativas 

“Temos cinco Fuzis 556 e um Fuzil 762, cujo armamento pode ser usado nos municípios que compõem a área de abrangência da 6ª Companhia Independente de Polícia Militar”, informou major Sagati. Ou seja, Ivaiporã, Arapuã, Ariranha do Ivaí, Jardim Alegre, Lidianópolis, Faxinal, Borrazópolis, Cruzmaltina, Grandes Rios, Rio Branco do Ivaí, Rosário do Ivaí, São João do Ivaí, Godoy Moreira e Lunardelli.

Segundo o comandante, os demais policiais militares serão instruídos gradativamente – incluindo equipes da Rotam (Rondas Ostensivas Tático Móvel), policiais femininas e os alunos da Escola de Formação de Soldados, após serem designados para respectivos municípios abrangidos pela 6ª Companhia Independente de Polícia Militar. “A prioridade é habilitar os policiais militares para que possam enfrentar as mais diversas situações”, declarou o comandante.

Embora as equipes da Rotam sejam acostumadas com armamento pesado, o major Sagati contou que também passarão por treinamentos. “Inclusive, os policiais da Rotam não vieram ao Estande de Tiro, porque foram a Foz do Iguaçu, onde houve uma invasão por membros do Movimento Sem-Terra”, justificou o comandante.

Segundo o presidente do Conseg de Ivaiporã, Jair Burato, o armamento foi comprado pelos Consegs de Ivaiporã (2), Lidianópolis (1), Borrazópolis (1) e Faxinal (1). Os cinco Fuzis 556 visam reforçar o armamento da 6ª Companhia Independente de Polícia Militar, que atende 14 municípios do Vale do Ivaí.

“Iremos apresentar os cinco Fuzis 556. Mas entregaremos oficialmente dois deles ao comandante da 6ª Companhia Independente de Polícia Militar de Ivaiporã, major Sagati. Quanto aos outros armamentos serão entregues nos demais municípios pelos respectivos presidentes de Consegs”, explicou Jair Burato.

Polícia Civil também compra Fuzis 556
O delegado da 54ª Delegacia de Polícia Civil de Ivaiporã, Gustavo Dante, parabenizou o Conseg de Ivaiporã pela aquisição do armamento e reafirmou que é um exemplo a ser seguido. “O Conseg auxilia a Polícia Civil e Polícia Militar de Ivaiporã no combate à criminalidade. Por isso, agradeço à comunidade de Ivaiporã por ajudar na compra dos Fuzis 556. Afinal, fortalecendo a Polícia Militar também fortalece a Polícia Civil”, opinou Gustavo Dante.

O delegado lembrou que os criminosos usam armamento cada vez mais pesado, por isso, é necessário combater o crime com poder de fogo semelhante, visando proteger a população. “Em breve, a Polícia Civil terá dois Fuzis 556. Inclusive, demos entrada nos trâmites legais que envolvem a aquisição. Agora, resta aguardar”, informou Gustavo Dante.
Policiais militares treinam uso dos Fuzis 556 enquanto caminham e alternam treino com pistola .40

Fonte: http://www.paranacentro.com.br/

Postar um comentário

0 Comentários