Famílias de agricultores familiares que moram em áreas rurais podem ser beneficiadas com projetos que incentiva a produção para consumo próprio e impulsiona o desenvolvimento da atividade agrícola ou projetos que visam incrementar a geração de renda na propriedade, como compra de insumos e equipamentos. Recentemente quatro famílias inscritas e com cadastro atualizado no Cadúnico (Cadastro único) elaborado pelo CRAS (Centro de Referência em Assistência Social) foram contempladas com atividades apoiadas pelo programa.
A família da Senhora Maria Aparecida Donizete de Oliveira Alves moradora da Vila Rural Sales de Oliveira foi beneficiada com equipamentos para produção de caldo de cana. A família possui histórico na produção e venda deste produto e pararam com a atividade devido o equipamento que possuía já estar obsoleto e necessitava de reparos para continuar com a atividade.
Através do programa puderam comprar um Engenho de Cana Garapeira Elétrico, e com ele prosseguir na atividade, e chegam produzir e comercializar até 150 litros mensais de caldo de cana no período de safra da cultura, de abril a dezembro. Outra família da comunidade timburi, Jean Carlos de Noronha, com projeto de ampliar a área cultivada com hortaliças e plantar maracujá conseguiram pelo programa a aquisição de um motocultivador e comprar de 30 palanques de eucalipto tratado para a formação da espaldeira, iniciando em nova atividade para incrementar a renda familiar. A demanda pelas ações partiram das famílias de agricultores e o projeto elaborado pelo extensionista do IDR-Paraná Everaldo Andrade De Ávila.
O programa além de apoio para autoconsumo na produção e melhoria na geração de renda pode também direcionar parte de seus recursos em saneamento básico e apoio na melhoria da qualidade de vida da família rural.
Fonte - Unidade de extensão rural do IDR-Paraná de Campina da Lagoa.
.png)











.png)





























0 Comentários