A sociedade tem demanda crescente por alimentos frescos e saudáveis, pensando nisso a prefeitura, sindicato rural, Senar e instituto de desenvolvimento rural do Paraná- Idr-Paraná estão capacitando os produtores em cursos, palestras e reuniões, recentemente um curso de 40 horas trouxe informações sobre o cultivo de morangos em substrato no município.
Devido as características climáticas do município situado no Vale do Ivaí, a cultura do morango se adaptou muito bem, o município já conta com alguns produtores, terá destaque na produção regional e já visa o crescimento de forma sustentável, o curso ministrado pela Engenheira Agrônoma e instrutora do Senar Beatriz Meira abordou toda cadeia de produção, passando pelo manejo correto e as instalações para o cultivo, mas a principal mudança destacada por ela foi a possibilidade da substituição de algumas variedades atuais por variedades de ciclo de dia neutro, assim conseguirão resolver o grande problema destacados pelos agricultores: a sazonalidade na produção.
A identificação e manejo das pragas foi tratada para que se direcione apenas defensivos certos na hora certa, além obviamente do controle biológico que a Extensão Rural preconiza, lembrando que hoje existem várias ferramentas que trabalham de forma integrada para o controle de insetos, como as armadilhas coloridas por exemplo que foram instaladas durante a parte prática do curso na comunidade São Judas.
Nessa parte prática os agricultores acompanharam in loco o cultivo do morango nos slabs- sacos tipo bag com substrato e os detalhes que envolvem seu manejo como o preparo da solução nutritiva equilibrada onde se mantém uma condutividade elétrica ajustada constantemente, o que aliado a equipamentos simples (mas sempre calibrados) o agricultor estará no caminho certo para ter frutos maiores e mais doces.
Em relação às doenças se destacou a importância da planta estar bem nutrida, de forma equilibrada e no estágio fisiológico exato; buscando frutos suculentos, com maior tempo de prateleira e com aspecto visual agradável.
Todos participaram ativamente fazendo questionamentos e contribuindo com suas experiências, a agricultora Suzana Ribeiro que está plantando 800 mudas da variedades San Andreas e Albion na comunidade Água da Mutuca, destacou que um curso desse é importante para saber modelo de abrigo é mais adequado a realidade técnica e financeira da família dela, além de conhecer a forma de prevenir doenças antes do surgimento das mesmas, tendo aí um alimento produzido aliando controle biológico e com uso mínimo de defensivos.
Para o extensionista, Marcelo Agenciano, “Esses cursos trazem conhecimento a quem está entrando na cultura e atualiza quem já é produtor, pois todo dia a pesquisa traz um manejo, ou produto diferente, então essa é a chance de ouro do agricultor corrigir alguma possível falha em sua operação e consolidar aquilo que ele já faz, o que resulta em mais renda no final”, lembrou Agenciano.
Assim o resultado final de todo processo é a geração de renda, sendo então mais fácil manter os filhos dos agricultores no campo, pois muitos já trabalham com morango e os que irão iniciar agora, os filhos estarão juntos na lida, aí entra a importância da ATER pública, pois ao firmar parcerias como essa o IDR-Paraná atinge seu objetivo de levar informação e desenvolvimento sustentável aos agricultores familiares paranaenses.
Fonte- unidade de extensão rural do Idr-Paraná de Barbosa Ferraz.
.png)










.png)





























0 Comentários