Conforme notícia da Agência Estadual nesta terça-feira, 10 de fevereiro de 2026, com o trecho estaiado quase pronto e 160 vigas lançadas, a Ponte de Guaratuba atinge 91% de execução.
A construção da ponte que liga as cidades de Matinhos e Guaratuba, no litoral paranaense, alcançou 91%. O avanço expressivo foi registrado principalmente no trecho estaiado, que já soma 284 metros dos 320 metros previstos no projeto.
Esse trecho, considerado o mais complexo da obra, apresentou avanços notáveis nas últimas semanas. No apoio 04, já foram concretados 11 pares de aduelas, totalizando 136 metros pelo método dos balanços sucessivos. O apoio 05 avançou ainda mais, com 12 pares de aduelas e 147 metros executados. A aduela de fechamento lateral ao lado direito do apoio 05 também foi concretada, com extensão de 1 metro.
A instalação dos estais, cabos que sustentam a estrutura estaiada, já conta com 10 pares fixados em cada um dos mastros dos apoios 04 e 05, garantindo a estabilidade necessária para a continuidade dos trabalhos na parte superior da ponte.
Também foi finalizado o lançamento das 160 vigas longarinas no trecho pré-moldado. Agora a obra entra em fase de conclusão do tabuleiro e dos acabamentos finais, como pavimentação e ciclovia. Os trabalhos concentram-se agora nos últimos quatro vãos do tabuleiro, com o lançamento de pré-lajes, armação e concretagem.
“Vamos realizar o encontro do trecho pré-moldado com o trecho estaiado até o final deste mês, marcando o momento de maior complexidade técnica de toda a obra. Na sequência vamos terminar os serviços no tabuleiro e na etapa final as cabeceiras da ponte, que são os acessos nas duas margens, atualmente recebendo a terraplenagem para compor a nova pista”, afirma o diretor-presidente do DER/PR, Fernando Furiatti.
Paralelamente, a equipe vem executando obras complementares essenciais para a funcionalidade e segurança da ponte. As barreiras rígidas centrais e laterais estão sendo instaladas, assim como os eletrodutos no passeio e os guarda-corpos. O preenchimento do passeio com concreto está em andamento, e a implantação da iluminação pública já começou, com a instalação dos primeiros postes.
ACESSOS – Nos acessos à ponte, o lado de Guaratuba registrou a conclusão da perfuração de tirantes, restando apenas os serviços de proteção e projeção de concreto da cortina. O reforço de subleito com rachão foi iniciado para posterior execução do pavimento composto por sub-base, base e revestimento asfáltico.
A execução do aterro da rotatória alongada, próxima à entrada de Caieiras, avança significativamente, enquanto os trabalhos de hidrossemeadura foram iniciados para garantir a proteção do solo.
No lado de Matinhos, o muro de solo reforçado, que integra a rampa de acesso da rodovia à ponte, também teve avanço expressivo.
NÚMEROS ATUALIZADOS DA OBRA:
- 91% de execução total do contrato;
- 160 vigas longarinas lançadas no trecho pré-moldado;
- 284 metros concluídos de 320 metros do trecho estaiado;
- 23 pares de aduelas concretadas pelo método dos balanços sucessivos;
- 20 pares de estais instalados nos dois mastros;
- Previsão de 50.000 m² de camadas de pavimentação;
- Previsão de 70.000 m² de revestimento asfáltico.
PONTE – A obra da Ponte de Guaratuba é uma iniciativa do Governo do Estado do Paraná, sob a coordenação do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), autarquia da Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL), executada pelo Consórcio Nova Ponte.
"A nova ponte representa um marco para a região, prometendo melhorar significativamente a mobilidade entre Matinhos e Guaratuba, além de impulsionar o desenvolvimento econômico local. Com o percentual atual de execução e o ritmo acelerado dos trabalhos finais, a entrega da obra se aproxima, trazendo expectativas positivas para moradores e visitantes do litoral paranaense", complementa o secretário estadual de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex.
De acordo com Janice Kazmierczak Soares, diretora técnica do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), a obra representa muito para o desenvolvimento do Litoral. “Essa obra representa o trabalho de uma equipe técnica muito dedicada, muito envolvida e determinada a fazer dar certo. É um símbolo para o Paraná de que quando se tem vontade de fazer é possível que seja feito”, finaliza
A ponte sobre a baía de Guaratuba, no litoral do Paraná, possui aproximadamente 1.240 metros de extensão, chegando a mais de 3 quilômetros de extensão total com os acessos viários. O investimento supera R$ 400 milhões, ligando os municípios de Guaratuba e Matinhos.
A obra inclui um trecho estaiado com vão livre de 160 metros para navegação, além de quatro faixas de tráfego, ciclovia e calçadas, com previsão de conclusão para abril de 2026.
Fonte: AEN
.png)

































0 Comentários