![]() |
| Animais em situação crítica foram resgatados pelas equipes e serão encaminhados para tratamento – Fotos: Rafael Silvestrin/Tasabendo.com |
Uma denúncia de maus-tratos a animais mobilizou equipes da Associação de Proteção aos Animais Independentes (PAIS), da Secretaria de Meio Ambiente e Bem-Estar Animal (SEMA) e da Polícia Militar na tarde desta terça-feira, 27, em um imóvel localizado na rua João Vecchi, no Lar Paraná, em Campo Mourão.
De acordo com a responsável pela PAIS, Amanda Tonet, a entidade tentou contato com a moradora desde o fim de semana para oferecer ajuda, porém enfrentou dificuldades. “A gente oferece apoio, mas ela não se ajuda. É uma pessoa já conhecida por esse tipo de comportamento”, lamentou.
Ainda segundo Amanda, a moradora possuía uma cadela que não consegue se locomover, além de pelo menos mais sete cães em situação deplorável de maus-tratos, com falta de água e comida. Mesmo assim, ela não acionou auxílio e ainda dificultava a ação de quem pretendia ajudá-la.
Após cerca de dois dias de tentativas, a equipe conseguiu acesso ao imóvel com a chave fornecida pela proprietária. No local, foi constatada uma situação grave: um animal foi encontrado morto, outros estavam desnutridos e havia filhotes em situação de risco. “Não havia água disponível, e os vizinhos tentavam ajudar jogando ração por cima do muro e, quando possível, colocando água para os animais, que sofriam ainda mais devido ao calor intenso”, relata Amanda.
Com apoio da SEMA e Polícia Militar, todos os animais resgatados foram encaminhados para atendimento veterinário. Segundo a PAIS, tanto machos quanto fêmeas passarão por tratamento e, posteriormente, serão disponibilizados para adoção responsável.
Amanda reforçou a importância de formalizar denúncias por meio da ouvidoria do município para garantir o andamento do processo administrativo. Neste caso, a moradora poderá ser multada em R$ 2.800 por animal mal cuidado, valor que pode ultrapassar R$ 20 mil, conforme a quantidade de animais envolvidos.
Ainda de acordo com a PAIS, a dona do imóvel está se recuperando de uma fratura na perna, o que teria dificultado os cuidados com os animais. No entanto, mesmo diante dessa condição, ela teria dificultado o acesso das equipes que ofereciam apoio.
Fonte: tasabendo
.png)


































0 Comentários