Últimas Notícias

img4

Verão no Paraná: entenda por que a estação concentra mais chuva

Foto: José Fernando Ogura/Arquivo AEN

Após uma primavera marcada por eventos extremos, o verão 2025/2026 começa neste domingo (21), às 12h03, trazendo para o Paraná um padrão climático típico da estação no estado!

Os dias serão mais longos, calor será frequente e chuvas serão mais volumosas. No entanto, menos severas do que as tempestades da primavera, segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar).


Verão é a estação com os maiores acumulados de chuva no Paraná


De acordo com o Simepar, o verão é historicamente a estação com os maiores acumulados de chuva no Estado. 


Diferente da primavera, quando são comuns tempestades mais intensas, o período será marcado por dias consecutivos com pancadas de chuva entre a tarde e a noite, geralmente de curta duração, que podem vir acompanhadas de raios, rajadas de vento e, pontualmente, granizo.


A meteorologista Júlia Munhoz explica que, nesta época do ano, há maior atuação de sistemas convectivos de mesoescala, como linhas de instabilidade, aglomerados de nuvens e tempestades localizadas, favorecidos por uma atmosfera mais aquecida e com altos índices de umidade.


Verão deve ter temperaturas dentro ou acima da média no Paraná


Para o verão 2025/2026 no Paraná, a previsão indica temperaturas dentro ou acima da média, especialmente em março. 

Em janeiro, o volume de chuvas deve ficar acima da média na maior parte do Paraná, enquanto entre fevereiro e março a chuva tende a ocorrer de forma mais irregular, tanto no tempo quanto na distribuição entre as regiões.


Verão no Paraná: janeiro terá massas de ar quente e úmido

Segundo o meteorologista Lizandro Jacóbsen, janeiro será marcado por massas de ar quente e úmido, com tempo abafado e pancadas fortes de chuva principalmente à tarde e à noite. 


Já nos meses seguintes, algumas áreas podem enfrentar períodos mais secos, enquanto outras seguem com acumulados acima da média. Em março, a tendência é de diminuição dos dias consecutivos com chuva, apesar das temperaturas mais elevadas em relação à média histórica.


Historicamente, o Litoral concentra os maiores volumes de chuva durante o verão, especialmente em janeiro, enquanto o Oeste registra as temperaturas máximas mais altas do Estado. As mínimas mais baixas costumam ocorrer na Região Metropolitana de Curitiba, na região Central e no Sul do Paraná.


Fonte: Massa News

Postar um comentário

0 Comentários