Numa parceria entre o IDR-Paraná e a prefeitura do município de Terra Boa, com o apoio do SICOOB, SICREDI e Sindicato Rural, foi realizada uma reunião técnica sobre manejo e con-servação de solos envolvendo lideranças do setor agropecuário e produtores em geral. Com o objetivo principal de chamar a atenção do público sobre a importância dos produtores construírem um bom perfil do solo, o que permite uma maior infiltração e armazenamento de água e melhor aeração.
O técnico Eliézer Tierling destacou a necessidade da adoção de plantas de cobertura, hoje comumente chamadas de plantas de serviço, destacando as braquiárias, o milheto, a aveia e o nabo, entre outras. As raízes emitidas por estas plantas, normalmente profundas, vão formar canais que facilitarão a descida da água e a oxigenação e, após decompostas, dei-xarão a matéria orgânica, principal responsável pela não formação de camadas compacta-das. Relevante também destacar os benefícios na redução da temperatura do solo e no melhor controle de plantas daninhas.
Os efeitos de um solo mal manejado se tornam evidentes em condições adversas do clima, como chuvas excessivas e ocorrência de erosão, como o ocorrido no dia 1º de novembro, com registros de precipitações acima de 100 milímetros. Mas também em condições de es-tiagem, principalmente quando aliada ao sol forte e ao calor intenso com consequente com-prometimento da produtividade e da renda dos produtores.
A conclusão é de que o sistema de plantio direto, amplamente adotado pelos produtores, necessita ser melhorado com alternativas de rotação e diversificação de plantas, visando o aumento da palhada sobre o solo e melhoria das taxas de infiltração e armazenamento de água. E uma das alternativas mais promissoras apresentadas é o uso das braquiárias, seja de forma solteira na entressafra a cada 03 anos, seja de forma consorciada com o milho safrinha.
Fonte - unidade de extensão rural do IDR-Paraná de Terra Boa.
.png)







.png)



























0 Comentários