Os estudantes do Ensino Médio - Curso Técnico em Desenvolvimento de Sistemas do Colégio Ulysses Guimarães encerraram em novembro o primeiro ciclo de pesquisas históricas, geográficas e científico-tecnológicas sobre o município de Roncador.
Ao longo de 18 meses, com leituras e entrevistas, dedicaram-se à compreensão dos temas:
* Formação do Povo Roncadorense - Movimentos imigratórios e migratórios
* 2ª Guerra Mundial e a Convocação de Roncadorenses para o conflito
* Rio Roncador: nascentes, percurso e foz em outros rios até o Oceano Atlântico
* História da eletricidade: eletricidade no Paraná e em Roncador
* Agricultura e Fatores Naturais determinantes para o seu desenvolvimento em Roncador
* Parque Municipal, conceito arquitetônico e o P. M. Mario Kovalek
* Ciclo Econômico Extrativista Madeireiro em Roncador
Com o conhecimento aprendido os alunos organizaram três ações de socialização, um seminário, uma aula e um show. Para isso produziram recursos tecnológicos (sites, animações e imagens) utilizando algorítimos, fundamentos da computação e da tecnologia de informação e socializaram o aprendizado no Evento Roncador: Seminário – Aula – Show.
Desde a recepção, condução, interação social, apresentações em estandes e nos palcos, tudo foi liderado totalmente pelos estudantes, numa ação de formação para o protagonismo juvenil.
“Com competência, desenvolvida nas diferentes disciplinas, e beleza, norteada pela música Menino Roncador, foi possível ver a conjugação da pesquisa e proatividade. ‘Pensar e produzir’ sobre Roncador transformou o tema em relevante elemento de enriquecimento curricular e social, fazendo nossos estudantes brilharem e evoluírem, como produtores de conhecimento e sujeitos de seu tempo e do seu lugar de pertencimento”. Pontuou Tamara S. Cordeiro, coordenadora do Curso.
A segunda parte de exposição foi uma aula sobre o nosso município, apresentada com estruturação didática e clareza, a oratória feita toda em fala livre, demonstrou o quão fixados estavam as informações.
Foram parceiros do Curso Técnico a turma do Empreendedorismo, as produções na disciplina de Arte e os grupos de canto e percussão, liderados pelos profissionais voluntários, além do Espaço Relíquia e a Prefeitura Municipal de Roncador.
A diretora Marlene Costa ressaltou que “As frases-chave ‘O nosso espaço é o mundo. A nossa história é a história da humanidade’ lema dito pelos estudantes reafirma o compromisso da educação em formar cidadãos para a sociedade que sonhamos: inteligente e justa”.
Professores Cleber Fabricio e Rosangela Meira, alguns dos mentores da ação, creditaram o sucesso da pesquisa e exposição à capacidade do curso em aliar diferentes habilidades, essenciais para a vida
acadêmica e o mercado de trabalho, numa conjugação de profissionalismo, comunicação eficaz, trabalho em equipe e pensamento crítico.
.png)



































0 Comentários