O casal de produtores José Aparecido e Marcia Sanches, com tradição na cafeicultura, conquista o primeiríssimo lugar na região de Cianorte no concurso Café Qualidade Paraná, em sua 23ª edição. Na etapa estadual, concorrendo com produtores de regiões mais aptas, conseguiu defender a 27ª colocação.
Sanches, sempre orientado pelo IDR-Paraná, tem muita facilidade de adoção de novas tecnologias. Inclusive não é o primeiro prêmio conquistado pela família; já em 2010 conquistou a 3ª colocação estadual do mesmo concurso, na modalidade “Café da Pequena Cafeicultura Familiar”. Com o certificado deste ano, a família já acumula 10 premiações.
A produção sustentável é a sua preocupação, fato que chamou a atenção do SICOOB em um projeto trabalhado pela cooperativa, “Prêmio Produtor Sustentável”, no qual se acha inscrito, já em fase final. Portanto, a expectativa é grande para mais uma premiação, desta vez a nível nacional.
Para agilizar a venda do seu produto direto ao consumidor, a família está investindo na agroindustrialização, com apoio do Pronaf – Programa Nacional de Apoio à Agricultura Familiar. O projeto de crédito e orientação técnica é da equipe local do IDR-Paraná. A pequena torrefação já está em fase final de montagem, com expectativa de inauguração no início de 2026.
Em sua propriedade com 6,05 hectares, cultiva atualmente 1,5 ha em plena produção. Porém planeja aumentar a área de café com a implantação de mais 3,5 ha até o final de 2026, totalizando portanto 5 hectares. O seu objetivo é produzir e comercializar cafés nas versões Clássico e Gourmet.
Fonte - unidade de extensão rural do Idr-Paraná de Terra Boa.
.png)







.png)



























0 Comentários