Últimas Notícias

img4

PF desarticula esquema de “Mounjaro falso” supostamente fabricado por médicos e clínicas

 

Foto: Polícia Federal


Foram apreendidos carros de luxo, relógios de alto valor e aviões registrados em nomes de laranjas ligados ao grupo

A Polícia Federal (PF) deflagrou a Operação Slim, que cumpriu 24 mandados de busca e apreensão nesta quinta-feira (27) em São Paulo, Bahia, Pernambuco e Rio de Janeiro. A ação teve como alvo profissionais da saúde, clínicas e laboratórios envolvidos na produção ilegal de medicamentos para emagrecimento a partir da substância tirzepatida, princípio ativo do medicamento Mounjaro.

Segundo a Polícia Federal, os investigados manipulavam o composto sem autorização sanitária, sem pagamento de patente e em completa desconformidade com as regras para manipulação magistral. A apuração apontou que o grupo burlava normas técnicas e operava como se fosse a própria fabricante do medicamento, produzindo em larga escala com apoio de laboratórios do esquema.

A Operação Slim também resultou na apreensão de carros de luxo, como uma Ferrari, além de relógios de alto valor e aviões registrados em nome de laranjas ligados ao grupo criminoso. O material apreendido será analisado para aprofundar a identificação do fluxo financeiro da organização.

O principal investigado é o médico baiano Gabriel Almeida, que atende em São Paulo e divulgava nas redes sociais o produto e o tratamento para emagrecimento como se fossem legalizados. De acordo com a PF, o material era vendido sem controle de qualidade, elevando o risco aos consumidores.

A investigação durou quase um ano e teve início após denúncia da detentora da patente da tirzepatida. Os resultados até o momento são indícios de produção em série em escala industrial, prática proibida no âmbito da manipulação autorizada pela legislação vigente.

A operação contou com apoio de agentes da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e das vigilâncias sanitárias estaduais nos locais dos mandados.

Fonte: Obemdito


Postar um comentário

0 Comentários