![]() |
| Céu carregado e risco de temporais em diversas regiões do Paraná neste fim de semana (Foto Danilo Martins/OBemdito) |
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta laranja para temporais e chuva intensa em boa parte do Paraná, com início neste sábado (1º) e validade até as 10h de domingo (2). A previsão aponta acumulados entre 30 e 60 milímetros por hora ou até 100 milímetros por dia, além de ventos de 40 a 60 km/h e risco de granizo.
O alerta inclui risco de queda de galhos, alagamentos, descargas elétricas e interrupção no fornecimento de energia. A orientação é evitar abrigo sob árvores durante rajadas de vento, não estacionar veículos próximos a torres ou placas metálicas e evitar o uso de aparelhos eletrônicos ligados à tomada.
O fim de semana será de tempo instável em Umuarama e em todo o Noroeste do Estado, segundo o Simepar. A probabilidade de chuva chega a 98% tanto no sábado quanto no domingo, com precipitação acumulada de até 36,7 milímetros e umidade entre 71% e 98%. As temperaturas variam entre 18°C e 24°C, com sensação de abafamento à tarde.
No sábado, as chuvas ganham força em todas as regiões do Paraná. A combinação entre calor, umidade e ventos em níveis altos da atmosfera favorece a formação de tempestades com possibilidade de granizo. O alerta é maior para as regiões Oeste, Norte e Centro, mas também há chance de pancadas fortes no Noroeste.
No domingo, Dia de Finados, a instabilidade se intensifica, com registros de chuva mais abrangentes e acumulados que podem ultrapassar 50 milímetros em alguns pontos. A segunda-feira (3) ainda deve ter tempo instável, com melhora gradual a partir de terça-feira.
Fonte: Obemdito
.png)



































0 Comentários