No dia 26 de novembro foram realizadas palestras sobre a produção de soja integrada de forma harmônica com a apicultura, atividade que vem crescendo no Estado do Paraná e trazendo renda para o pequeno produtor rural. O Paraná está entre os três maiores produtores de mel do Brasil, com 13% da produção nacional.
O IDR-Paraná vem desenvolvendo ciclos de palestras para conscientização dos produtores envolvidos no processo, para que a convivência em harmonia seja benéfica para ambas as partes, o produtor de soja com possibilidade de aumento de produtividade em mais de 13% e o apicultor por ter suas colmeias preservadas e com a florada de soja como fonte de alimento para as abelhas, aumentando assim a produtividade de mel.
Em Parceria com a Secretária de Agricultura e Meio Ambiente de Engenheiro Beltrão, Sindicato Rural, Sindicato dos Trabalhadores, Senar e Secretária de Agricultura e Abastecimento do Estado do Paraná - Seab, através do IDR-Paraná, foi possível apresentar resultados dos protocolos de Manejo Integrado de Pragas - MIP e de Doenças -MID, e Tecnologia de Aplicação e Inspeção Periódica de Pulverizadores, ações que são estratégicos para práticas sustentáveis de produção agrícolas.
Participaram da abertura o chefe regional do IDR-Paraná Jairo Martins de quadros e a promotora de Justiça do ministério publico Dra. Rosana de Araújo de Sá Ribeiro, coordenadora regional do GAEMA-Grupo de atuação especializada em meio ambiente, habitação e urbanismo, que comentou com o grupo o uso e funcionalidades do aplicativo pólen, nas denúncias de deriva em Apicultura, sericicultura e horticultura.
Com temas ligados a produção de soja e apicultura os participantes tiveram a oportunidade de conhecer dados técnicos fundamentados em pesquisas desenvolvidas pela EMBRAPA, além da experiência e resultados práticos da Eng. Agrônoma e produtora Ligia Mara Jung, do município de Floresta, que produz soja integrada com produção de mel, desenvolvendo as duas atividades lado a lado há mais de 30 anos.
Foram destacados assuntos como polinização, que é crucial para a reprodução de muitas plantas, garantindo a produção de sementes e frutos, o que é fundamental para a segurança alimentar e a manutenção dos ecossistemas. Ligia assegura a continuidade da vida ao permitir a reprodução de espécies vegetais, o que sustenta as cadeias alimentares e contribui para a saúde dos ecossistemas e a diversidade de alimentos para humanos e animais. A polinização também afeta a qualidade e o tamanho dos frutos, tornando-os mais uniformes, saborosos e duráveis. No caso da soja, o aumento de produtividade devido ao trabalho de polinização das abelhas ocorre pelo aumento do nº de vagens, do nº de grãos por vagem e do peso dos grãos
Ao final do evento, produtores e técnicos concluíram que é possível a produção de soja e mel lado a lado, e que se forem respeitados todos os parâmetros de aplicação de defensivos agrícolas como nas bulas dos produtos e legislação vigente, ocorrerá um processo de ganha-ganha entre a sojicultura e apicultura.
Fonte - Unidade de extensão rural do IDR-Paraná de Engenheiro Beltrão.
.png)







































0 Comentários