
O Paraná deve ter uma virada no tempo e voltar a registrar chuvas a partir da tarde desta quinta-feira (16), segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental (Simepar)
O meteorologista Reinaldo Kneib afirma que a mudança nas condições atmosféricas se deve a tempestades que já estão ocorrendo em regiões vizinhas - como na Argentina, Paraguai e Santa Catarina - e que estão se deslocando ao Paraná.
A estimativa é que chuvas e temporais localizados comecem a ser registrados pelo sul e oeste do estado.
"Nesta quinta-feira (16), espera-se o retorno das instabilidades mais fortes no interior paranaense. São previstas pancadas de chuva durante a tarde e noite, acompanhadas de raios. [...] Na sexta (17), a instabilidade atmosférica se intensifica, com previsão de chuva forte na maior parte do Paraná e aumento do potencial para a formação de tempestades", aponta o Simepar.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) também emitiu alertas de tempestade para o Paraná. Eles são válidos para quase todo o estado, exceto para as cidades que fazem divisa com São Paulo.
O aviso indica que, até a manhã de sábado (18), há possibilidade de ventos de até 60 km/h e chuvas com precipitação acumulada de até 30 milímetros por hora ou 50 mm por dia.
Devido ao calor, também pode cair granizo em algumas cidades do estado. Isso porque, quando o ar quente da superfície terrestre encontra nuvens densas e muito frias em pontos mais altos da atmosfera, com o contraste brusco de temperatura as gotas de água se solidificam e caem em formato de granizo.
Fonte: G1
.png)


































0 Comentários