Últimas Notícias

img4

Juranda discute a produção orgânica no município

 


Foi realizado em Juranda, no dia 02/10/2025, uma reunião técnica para orientar os agricultores familiares do município de Juranda, na produção orgânica, tendo a olericultura e fruticultura o foco dos trabalhos através do Programa Paraná Mais Orgânico, que é um programa de orientação a agricultores familiares interessados em produzir alimentos de maneira orgânica. O programa visa também à certificação do produtor de alimento orgânico no Estado do Paraná. O programa é uma parceria entre o Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná – IDR-Paraná, Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná e Tecpar e Instituição Superiores de Ensino.

O Principal objetivo do programa é a oferecer o serviço de Assistência Técnica que estimulem a adoção de inovações tecnológicas baseadas na agricultura orgânica além de apoiar a organização dos agricultores familiares nos processos de comercialização.

Durante o evento realizado em Juranda, reuniram-se 15 produtores familiares assistidos do IDR-Paraná, onde com apoio dos Engenheiros Agrônomos do Programa Paraná Mais Orgânico, Raiane Schwengber e Adriely Bordin, com coordenação do João Paulo Francisco-UEM – Campos de Umuarama Pr, foram tirados as dúvidas dos agricultores em relação ao funcionamento do programa Paraná Mais Orgânico, certificação, produtos aptos a serem utilizados na produção orgânica, barreiras físicas para evitar contaminação de áreas vizinhas, comercialização. Fico ajustado uma excursão técnica para mês de outubro no município de Umuarama e Xambrê, para visita em áreas de produtores que já tem certificação em orgânicos, sendo uma oportunidade de troca de experiência com outros produtores, procurando soluções para problemas que já foram resolvidos nestas áreas.

De acordo com o Extensionista do IDR-Paraná Antônio Pereira de Souza, a parceria entre o Programa Paraná Mais Orgânico, IDR-Paraná e Prefeitura Municipal, através da Secretária Municipal de Agricultura, vem de encontro com uma das prioridades do trabalho da Extensão Rural do Paraná, na produção de alimentos seguros, e tendo como uma das linhas de comercialização dos produtos orgânicos a Lei 16.751/10 que instituiu a alimentação escolar orgânica em todo o sistema estadual de ensino do Paraná. O objetivo é incluir alimentos orgânicos gradualmente na alimentação dos alunos das escolas estaduais, até chegar à 100% da merenda em 2030.

O trabalho tem o apoio da Prefeitura Municipal, através da Secretária Municipal de Agricultura através do Secretário Cleverson Budach e do Técnico João Jamil M. Bernis que tem colocado toda a sua estrutura no apoio ao desenvolvimento da agricultura no município.

Fonte - unidade de extensão rural do IDR-Paraná de Juranda.


Postar um comentário

0 Comentários