Últimas Notícias

img4

Apagão no Brasil causado por incêndio no Paraná durou pelo menos duas horas, diz ministério

 

Subestação Bateias — Foto: Sara Erthal/RPC

O fornecimento de energia elétrica em pelo menos 20 estados e no Distrito Federal levou cerca de duas horas para ser totalmente restabelecido após o incêndio registrado na Subestação de Bateias, em Campo Largo, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC).

O caso aconteceu na madrugada desta terça-feira (14), segundo o Ministério de Minas e Energia. Ainda não se sabe o que causou o fogo.

A falha no Sistema Interligado Nacional (SIN) foi registrada às 0h32, segundo a nota. O incêndio desligou toda a subestação de 500 kV (quilovolts), interrompendo momentaneamente a interligação em todas as regiões do Brasil. 

Segundo a Companhia Paranaense de Energia (Copel), 76 mil unidades consumidoras tiveram o fornecimento de energia interrompido em todas as regiões do estado. A maior parte delas, 42 mil, ficam na região Norte do Paraná. Disse ainda que o incêndio foi controlado pelos bombeiros e que nenhum equipamento da Copel ou de outra empresa que fica instalada na subestação foi danificado.

"Em razão da ocorrência, entrou em atuação o Esquema Regional de Alívio de Carga, um mecanismo de proteção que desliga automaticamente equipamentos do Sistema Interligado Nacional. A operação das instalações foi recomposta à medida que a situação foi controlada", informou a Copel.

Ainda segundo o ministério, a recomposição das cargas se deu de maneira controlada e, até 1h30, todas as cargas das regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste foram restabelecidas. As cargas da região Sul foram restabelecidas às 2h30.

  • 💡 Quase todo o Brasil é coberto pelo SIN, responsável pela transmissão de energia entre as regiões do país. São usinas, subestações e redes de distribuição que formam um único sistema de linhas de transmissão. Funciona sob coordenação do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).

 

Postar um comentário

0 Comentários