Na última terça-feira, 23, dois pequenos produtores com tradição na produção de hortaliças no município, José Carlindo de Souza e Elizael Guimarães colheram em suas unidades a área plantada com alho livre de vírus, acompanhadas pelo Engenheiro Agrônomo do IDR-Paraná no município, Everaldo Andrade De Ávila. As cultivares colhidas foram a Amarante e Gigante Roxo.
O uso da tecnologia, alho livre de vírus, desenvolvida pela Embrapa, direciona produtores de alho a selecionar os melhores bulbos e bulbilhos para plantio, eliminando a prática muito comum, de uso de bulbilhos menores para plantio na safra seguinte. Como o alho é uma hortaliça propagada vegetativamente, ao longo do tempo acumula vírus, prejudicando o desenvolvimento das plantas, com diminuição no tamanho dos bulbos e reduzindo a produtividade.
Com a aquisição e implantação de material de propagação de alta qualidade, os produtores tiveram a oportunidade prática de aprendizado das técnicas de cultivo como seleção de bulbilhos, preparo do solo, plantio, tratos culturais e colheita; assegurando uniformidade de germinação das sementes, aumento do vigor das plantas e ótimo rendimento dos bulbos obtidos na colheita. Agora, após a colheita, será iniciado o processo de cura, armazenamento e classificação dos bulbos.
Fonte - Unidade de extensão rural do IDR-Paraná de Campina da Lagoa..
.png)

































0 Comentários