Período da Manhã
Período da Tarde
Nesta quinta-feira, 28 de agosto, a Apae de Roncador realizou uma mobilização especial dentro da programação da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla 2025, que neste ano traz o tema: “Deficiência não define. Oportunidade transforma. Inclua nossa voz!”.
Nos períodos da manhã e da tarde, professores, funcionários e alunos da Escola Antônio Dziubat, na modalidade APAE, realizaram uma manifestação na Praça Moyses Lupion. A ação contou com a adesivação de veículos com a frase “Eu Apoio As Escolas Especializadas”, como forma de conscientizar a população sobre a importância das instituições que oferecem atendimento voltado às pessoas com deficiência.
De acordo com os organizadores, a mobilização também busca chamar atenção para a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 7796, em tramitação no Supremo Tribunal Federal (STF). A ação questiona duas leis do Paraná que garantem apoio técnico e financeiro do Estado às instituições de atendimento a pessoas com deficiência, como as APAEs.
A ADI 7796 foi movida pela Federação Brasileira das Associações de Síndrome de Down (FBASD), que defende que o financiamento público seja destinado exclusivamente a escolas regulares, em nome da inclusão total, sem repasses a instituições especializadas.
O tema gera forte debate em todo o Brasil. Enquanto algumas entidades apoiam a ação, por acreditarem que a inclusão deve acontecer apenas em escolas regulares, as APAEs e diversas outras organizações defendem a manutenção do apoio público às instituições especializadas, destacando a relevância do trabalho realizado e a necessidade de respeitar as especificidades de cada aluno.
Com o ato realizado em Roncador, a comunidade escolar reafirmou sua posição em defesa das escolas especializadas e reforçou a mensagem da Semana Nacional: a deficiência não limita sonhos, mas é a oportunidade que transforma realidades.
Confira vídeos nos links abaixo:
Instagram
E
0 Comentários