Últimas Notícias

img4

Agricultores de Corumbataí do Sul recebem capacitação em produtos apícolas

 


Entre os dias 29 e 31 de julho, agricultores do município participaram de um curso de capacitação voltado à produção de artesanatos com produtos oriundos da apicultura e da meliponicultora. A promoção foi do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), em parceria com Prefeitura Municipal de Corumbataí do Sul e o Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná-Iapar/Emater (IDR-Paraná).

O curso foi ministrado pelo zootecnista Jean Samuel Rocha, com foco na produção artesanal de cosméticos naturais e itens decorativos utilizando derivados da colmeia, como mel, própolis e cera de abelha. As participantes, muitas delas também apicultoras, aprenderam a produzir sabonetes, hidratantes labiais, esfoliantes e velas — itens que aliam o valor da produção artesanal ao potencial bioativo dos produtos apícolas.

A crescente demanda por cosméticos naturais e sustentáveis tem ampliado o mercado para produtos com ingredientes de origem vegetal e animal, especialmente os oriundos das abelhas, reconhecidos historicamente por suas propriedades terapêuticas e dermatológicas. Nesse contexto, a capacitação busca não apenas agregar valor à produção local, mas também resgatar saberes tradicionais, incentivando a inovação e a geração de renda no meio rural.

“O curso proporcionou às participantes o domínio de técnicas que permitem diversificar a produção com itens de valor agregado, como velas, panos encerados e cosméticos naturais à base de mel, cera e própolis”, explicou o Eng. Agrônomo Francisco Fantucci da secretaria da agricultura que organizou os produtores juntamente com o extensionista Adriano de Paula do IDR-Paraná.

Além de técnicas produtivas, o curso valorizou o conhecimento ancestral relacionado ao uso dos produtos da colmeia e a importância da apicultura como atividade sustentável e geradora de oportunidades para mulheres no campo. A proposta também incentiva o uso de matérias-primas acessíveis, produzidas nas próprias propriedades ou na região, com mão de obra familiar e equipamentos simples — reforçando a importância da autonomia produtiva e da valorização da identidade rural.

Fonte - Unidade de extensão rural do IDR-Paraná e Prefeitura Municipal










Postar um comentário

0 Comentários