Município de Roncador recebe, pela primeira vez, o Inverno Gastronômico,
evento que promete três dias de muita gastronomia, cultura e valorização do
turismo rural, reunindo um grande público e autoridades da região.
A
abertura oficial aconteceu na noite desta sexta-feira (8), no CTG Cachoeira
da Saudade, com a presença da prefeita Marília P. Bento Gonçalves,
que deu as boas-vindas e agradeceu o empenho de todos os organizadores,
expositores e visitantes. Participaram também prefeitos, autoridades regionais
e representantes do Governo do Estado.
No
espaço, representantes de dezenas de municípios expõem e comercializam seus
produtos naturais, artesanato, bebidas e pratos típicos. Ao todo, cerca de 28
estandes oferecem pratos salgados, doces, cervejas artesanais, vinhos,
sucos naturais, drinks e cafés. Também há feira de flores, artesanato e
produtos da agricultura familiar.
Definição de pratos típicos de Roncador
Um dos
destaques desta edição é a escolha dos pratos típicos de Roncador, com
grandes chances de serem oficializados o Perohê e o Porco Tropeiro,
que lideram a disputa. Assim, o município poderá contar oficialmente com dois
pratos que representam sua identidade gastronômica.
Cultura e apresentações
O público
presente acompanhou uma bela apresentação do Grupo Gaitaço de Turvo,
projeto social daquele município. Em seguida, o Grupo de Danças do CTG
Cachoeira da Saudade animou o evento com performances tradicionais. A noite
foi encerrada com show da banda Kings.
História e objetivo
O Inverno
Gastronômico nasceu com o objetivo de gerar renda para famílias envolvidas
na comercialização de pratos preparados com produtos de origem paranaense. A
primeira edição foi realizada em Laranjeiras do Sul, seguida por três edições
em Guarapuava, duas em Pitanga e uma em Manoel Ribas. Agora, Roncador recebe o
evento pela primeira vez.
Segundo Terezinha
Busanello Freire, coordenadora estadual do Programa de Turismo Rural do IDR-Paraná,
o projeto busca valorizar os produtos do Paraná, gerando renda e agregando valor
às famílias participantes, além de fortalecer o turismo rural no estado.
Presenças:
Mariana Molina, representando a comissão das Entidades. Rogério Amaral, representando o Secretário do Turismo, Leonaldo Paranhos. José Carlos Corona, representando a AMOCENTRO. Terezinha Busanello Freire, coordenadora estadual do Programa de Turismo Rural do IDR-Paraná. Clóvis José Rosa – IDR-Paraná. Marcos Seguro, prefeito de Turvo. Inês Gonçalves de Abreu, prefeita de Mato Rico.
Programação
O evento
continua neste sábado (9), das 9h à 0h, e no domingo (10), das 9h às 15h, no CTG
Cachoeira da Saudade (Rua Amazonas, s/n). A entrada é gratuita.
Confira o vídeo de Abertura:
.png)











.png)




























0 Comentários