Últimas Notícias

img4

Reunião de Campo do 1º Semestre em Roncador reúne grande número de cooperados

 


Por Jorge Tolim

Nesta terça-feira, 1º de julho de 2025, a Coamo realizou a Reunião de Campo do 1º Semestre na sede do entreposto em Roncador, reunindo cerca de 200 sócios cooperados. O evento contou com a presença de importantes representantes da cooperativa, entre eles o Presidente do Conselho de Administração, José Aroldo Gallassini; o Presidente Executivo da Coamo, Airton Galinari; o Presidente Executivo da Credicoamo, Alcir José Goldoni; o Diretor de Suprimentos e Assistência Técnica, Aquiles de Oliveira Dias; o Assessor de Cooperativismo, José Ricardo Romani; o Gerente do Entreposto da Coamo de Roncador, Antonio de Jesus Jacomini; o Gerente do Entreposto da Coamo de Iretama, Marco Aurélio; o Gerente da Credicoamo de Roncador, Marcio Faria; e o Gerente da Credicoamo de Iretama, Chrystian Alves dos Santos. Também participaram funcionários, convidados e um expressivo número de cooperados dos municípios de Roncador, Mato Rico, Nova Cantu, Iretama e Nova Tebas.

O Gerente do Entreposto da Coamo de Roncador, Antonio de Jesus Jacomini, fez a abertura da Reunião de Campo 1º Semestre, dando as boas-vindas a todos os cooperados e presentes, bem como à diretoria, desejando uma boa reunião e agradecendo a presença de todos.

O Presidente do Conselho de Administração, José Aroldo Gallassini, iniciou falando sobre cooperativismo, definindo o conceito de cooperativas e os princípios cooperativistas, que datam de 1844. Ele mencionou que a Coamo foi fundada em 28 de novembro de 1970 e atualmente possui 32.940 associados e 11.063 funcionários, além de temporários. A Coamo está presente nos estados de Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul, atuando em 76 municípios. Gallassini também falou sobre a missão, visão, valores, direitos e deveres dos associados, a situação econômica do Brasil, incluindo inflação, taxa de juros, PIB e dólar, destacando a importância desses fatores nos preços de venda dos produtos e na aquisição de insumos, além da situação geral da Coamo e da Credicoamo, ele enfatizou um aumento da inadimplência para 0,22% na Credicoamo e 2,96%  na Coamo.

Durante sua apresentação, o Presidente Executivo da Coamo, Airton Galinari, abordou temas estratégicos relacionados ao cenário global e ao fortalecimento da cooperativa. Ele discutiu a atual área de produção mundial, a oferta de trigo e milho, além do mercado internacional da soja, destacando a frustração de safra em algumas regiões, além de preços. Galinari também tratou dos volumes de produção já recebidos, do saldo a fixar, das obras em andamento e dos investimentos recentemente aprovados. Entre os destaques, mencionou a construção da nova indústria de etanol de milho em Campo Mourão, um grande investimento que reforça o compromisso da Coamo em agregar valor à produção dos cooperados. Citou ainda outros investimentos importantes, como a participação no Porto de Itapoá, em Santa Catarina, e o aumento da capacidade industrial da cooperativa. Por fim, anunciou o lançamento da farinha de trigo "Originali", mais um passo no processo de diversificação e verticalização da produção da Coamo. 

O Diretor de Suprimentos e Assistência Técnica da Coamo, Aquiles de Oliveira Dias, apresentou uma visão abrangente sobre o cenário agrícola, com ênfase no Plano Safra, destacando o volume de recursos disponíveis, os limites e taxas de juros para custeio e investimentos. Ele também detalhou os custos variáveis de produção para a safra 2025/2026, reforçando a importância da gestão eficiente para garantir viabilidade e rentabilidade aos cooperados. Destacou as estimativas para a cultura do milho e a “mágica da produtividade”, que impacta diretamente nos lucros dos produtores. Aquiles enfatizou o papel fundamental da assistência técnica, composta por 411 profissionais organizados em 50 grupos, que realizam visitas regulares às propriedades dos cooperados. Ressaltou ainda a estrutura da fazenda experimental, onde são conduzidos ensaios agrícolas, e os serviços de amostragem de solo e agricultura de precisão, com equipamentos disponibilizados pela cooperativa. Como novidade, mencionou o uso de drones para sensoriamento e terraceamento com alta precisão, reforçando o compromisso da Coamo com a tecnologia e a inovação no campo.

O Presidente Executivo da Credicoamo, Alcir José Goldoni, apresentou números e a evolução da cooperativa de crédito, destacando a importância da participação dos cooperados. Explicou os produtos e serviços oferecidos, incluindo depósitos e aplicações financeiras. Goldoni também alertou sobre a necessidade de atenção aos sistemas de segurança contra golpes e ressaltou a importância do seguro agrícola e de outras modalidades de seguros na proteção da vida e da atividade dos cooperados. Enfatizou que, sendo a cooperativa dos próprios cooperados, não há razão para contratar seguros e outros serviços em agências externas.

O Presidente do Conselho de Administração, José Aroldo Gallassini, encerrou a reunião agradecendo a presença de todos, o que contribuiu para o sucesso da Reunião de Campo do 1º Semestre. O evento reforçou o compromisso da Coamo em manter seus cooperados informados e engajados nos projetos e ações da cooperativa.


Confira vídeo de momentos durante a Reunião:




















Postar um comentário

0 Comentários