Na última quarta-feira (02/07) no Sitio Santa Helena de propriedade da família Fedossi foi realizado um importante Dia de Campo sobre a Bovinocultura Leiteira, promovido pelo Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná). O evento contou com 93 participantes entre produtores e lideranças rurais de nove municípios, reunidos para um momento de aprendizado técnico, troca de experiências e fortalecimento da bovinocultura leiteira regional e teve foco em manejo nutricional de vacas em lactação, recria de novilhas leiteiras e cuidados com a Brucelose e Tuberculose.
A extensionista Dra. Ana Carolina Moysa Ferreira do IDR-Paraná, apresentou o tema “Recria de Novilhas Leiteiras”, abordando os cuidados essenciais após o desmame, incluindo alimentação, ambiência, higiene e manejo sanitário. Conforme Ana o tema é de suma importância, onde as novilhas bem-criadas antecipam o primeiro parto, diminuindo o tempo que estão na leiteria sem gerar receitas apenas consumindo forragens e concentrados, além aumento da vida produtiva do animal, ganho genético mais rápido, além de claro, um potencial de produção de leite maior destes animais.
Já o extensionista do IDR-Paraná, Fernando Alves responsável pelo acompanhamento nutricional da propriedade, abordou o tema “Manejo Alimentar de vacas em Lactação”, destacando estratégias para melhorar o desempenho dos animais, com foco na eficiência alimentar, uso de dietas balanceadas e a importância da forragem de qualidade na dieta. “Quando olhamos para a cadeia leiteira, entendemos que o futuro começa com as bezerras e se concretiza com uma nutrição bem orientada, aliada a sanidade em todo seu percurso. É esse o elo que buscamos reforçar junto aos produtores”, explica Fernando.
O tema Brucelose e Tuberculose bovina foi conduzido pelo Médico Veterinário Dr. Giovane Candido Kubaski da Cooperativa Coagru, parceira em nosso evento, tratou da importância econômica e sanitária dessas zoonoses dentro da atividade destacando principalmente a prevenção como a melhor forma de evitar estas doenças na propriedade.
O evento contou ainda com visita orientada às instalações da propriedade, onde os participantes puderam observar, na prática, melhorias estruturais como sala de ordenha equipada, fosso, barracão, energia solar fotovoltaica todos frutos de uma trajetória de desenvolvimento construída junto a instituições financeiras parceiras e as Políticas Públicas governamentais como o Banco do Agricultor Paranaense (BAP), Pronaf.
Outro ponto importante foi o depoimento da proprietária Edenise Mara Fedossi que destacou a importância do IDR-Paraná na assessoria ao trabalho e que a assistência técnica efetiva e de qualidade aliada às políticas de crédito que permite aos produtores impulsionar a sua atividade no campo.
A atividade contou com o importante apoio de Cooperativas e Associações de produtores, Prefeituras Municipais, instituições financeiras parceiras e empresas do setor, que estiveram presentes para fomentar o diálogo e contribuir com o fortalecimento da produção leiteira familiar.
Fonte - Ana Carolina Moysa Ferreira- Extensionista - IDR-Paraná de Mambore.
0 Comentários