Últimas Notícias

img4

Encontro de criadores da Raça Purunã, em Campo Mourão

 

Na tarde desta quinta-feira (17), a Sead- secretaria municipal de agricultura e desenvolvimento e o Instituto de desenvolvimento rural do Paraná-IDR-Paraná, realizaram o encontro de criadores da raça purunã, que reuniu lideranças, prefeito, secretários, vereadores e produtores da raça purunã, totalizando mais de 130 pessoas.

O prefeito João Douglas Fabricio comentou da importância deste trabalho para a melhoria genética do rebanho regional e parabenizou o pesquisador Dr. José Luiz Moletta pelo empenho nos mais de 30 anos de pesquisa na criação desta raça.

O evento reuniu técnicos produtores rurais da região, interessados em aprimorar seus conhecimentos sobre a criação da raça bovina desenvolvida no Paraná, bem como conhecer o programa de fomento da raça, que é uma iniciativa do IDR-Paraná (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná) que visa promover, fortalecer e expandir a criação da raça bovina Purunã.

No programa de fomento o produtor recebe touros em idade reprodutiva, com todos os exames sanitários e devolve após 3 anos, 3 bezerros de 200 quilos por animal recebido. O objetivo é oferecer aos produtores uma raça eficiente, rústica e com excelente qualidade de carne, adaptada às condições brasileiras.

Foram abordados temas técnicos de grande relevância para os criadores, como:

• Nutrição e balanceamento alimentar;

• Características e potencialidades da raça Purunã;

• Manejo de vacinação – o que não pode faltar?

• Programas e políticas públicas de apoio aos municípios.

Os participantes fizeram o intercâmbio de experiências e informações buscando conhecer esta raça bovina genuinamente paranaense, desenvolvida pelo Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná) com foco em produção de carne de qualidade, alta eficiência produtiva e adaptabilidade ao clima brasileiro. Resultado do cruzamento entre as raças Charolês, Aberdeen Angus, Caracu e Canchim, resultando em animais de maior Rusticidade, ótimo ganho de peso, boa conversão alimentar, boa Qualidade de carcaça e marmoreio da carne.

Houve ainda a assinatura de termo de compromisso dos produtores beneficiados e entrega de 11 animais para produtores de Campo Mourão e 2 para Altamira do Paraná, outras cargas devem chegar nos próximos dias para outras localidades, quem tiver interesse deve procurar as unidades do IDR-Paraná de sua cidade e fazer inscrição.

É uma alternativa estratégica para produtores que buscam aliar genética, produtividade e qualidade no mercado da carne bovina.

Fonte - Unidade de extensão rural do IDR-Paraná de Campo Mourão.












Postar um comentário

0 Comentários