Instituição financeira cooperativa já liberou R$ 53,1 bilhões na safra atual em todo o Brasil, com carteira agro totalizando R$ 102,5 bilhões em saldo
“Nosso DNA vem do campo. Por isso, este é um momento de escuta ativa e planejamento, no qual buscamos compreender com profundidade as necessidades dos produtores. Queremos estar preparados para, assim que o novo Plano Safra for anunciado, oferecer respostas ágeis e soluções alinhadas à realidade de cada região”, afirma o gerente de Desenvolvimento de Negócios da Central Sicredi PR/SP/RJ, Gilson Farias. “Entender as particularidades locais é essencial para desenvolver iniciativas que promovam o crescimento sustentável das comunidades rurais”, completa.
Responsável por cerca de 35% do PIB do Paraná, o agronegócio posiciona o estado como o maior polo de industrialização do setor no país, além de destacar sua liderança no cooperativismo rural brasileiro. Nesse contexto, o Sicredi está presente em 85% dos municípios paranaenses e é a única instituição financeira em 62 deles, alcançando uma parcela expressiva da população economicamente ativa. No estado, são mais de 480 agências, sendo a maior rede de atendimento financeiro, de acordo com o Banco Central do Brasil (Bacen).
Para o Plano Safra 2025/2026, os recursos serão direcionados prioritariamente às linhas de custeio, investimento, comercialização e industrialização da produção, em sintonia com as demandas dos associados nas regiões atendidas. “O levantamento dessas necessidades já está em andamento, o que deve garantir rapidez na liberação dos créditos assim que o Plano Safra for oficialmente anunciado pelo governo federal. Com o crescimento projetado, o Sicredi reafirma seu compromisso como parceiro estratégico do setor, que segue sendo um dos pilares da economia brasileira e peça-chave para a segurança alimentar do país”, avalia Farias.
Assessora de Comunicação e Marketing
0 Comentários