O sonho de construir um futuro mais próspero e independente começou a ganhar forma para um grupo de mulheres do Assentamento Luz, na manhã desta terça-feira (03), 15 delas se reuniram em um evento muito aguardado: a assinatura dos contratos do programa Fomento Mulher, em parceria com o INCRA e o IDR-Paraná.
Cada uma delas vai receber um investimento de R$ 8 mil, com uma contrapartida simbólica de apenas 10% do valor, a ser devolvido em até três anos. O recurso chega como um sopro de esperança, direcionado para projetos que vão gerar renda, fortalecer a economia familiar e garantir mais autonomia no campo.
Os projetos são variados, mas todos têm algo em comum: nasceram das mãos, dos sonhos e da força feminina. As mulheres investirão na criação de galinhas de postura e corte, na implantação de cozinhas industriais, na pecuária de leite — com aquisição de animais e construção de estábulos —, além do cultivo de hortaliças e outras atividades agropecuárias.
O trabalho é fruto de uma parceria sólida entre o IDR-Paraná e o INCRA, que elaboraram os projetos e garantirão o acompanhamento técnico, ajudando essas mulheres a aplicarem os recursos da melhor forma possível.
O Assentamento Luz abriga hoje 24 famílias, e este é apenas o primeiro passo. As outras mulheres também serão contempladas na sequência, seguindo um cronograma já estabelecido.
No campo, a diversidade produtiva já é uma realidade. Além dos novos projetos, as famílias produzem grãos como soja, milho, trigo, feijão e arroz, além de leite, hortaliças, agroindústria e até sericicultura, a criação de bicho-da-seda.
Para Laura Helena Goulart da Silva, extensionista do IDR-Paraná, este é um momento muito mais amplo do que simplesmente liberar recursos. "Essas famílias são atendidas por diversas políticas públicas, tanto federais, estaduais quanto municipais. Além do crédito rural via Pronaf, elas têm acesso aos mercados institucionais, como o PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar) e, em breve, ao PAA (Programa de Aquisição de Alimentos)", explica.
Laura também destaca que, pensando na sustentabilidade e na produtividade das terras, os assentados contam com projetos de correção de solo, distribuição de calcário e fertilizantes fosfatados, além de treinamentos constantes, cursos, reuniões técnicas.
A solenidade contou com a presença do prefeito de Luiziana, Edson Liss, além de vereadores, servidor do INCRA de Curitiba Alexandre M. Sandri e do Coordenador Regional de Projetos do IDR-Paraná, Kenji Oscar Asami, e da extensionista Marinalva de Jesus Oliveira.
Fonte -Unidade de extensão rural do IDR-Paraná de Luiziana.
0 Comentários