Cerimônia emocionante contou com a presença do governador do Rotary Distrito 4630, Deca, sua esposa Mari e diversas autoridades locais e regionais
Na tarde desta quarta-feira, 25 de junho, foi realizada a cerimônia de entrega oficial dos novos equipamentos e melhorias estruturais da Clínica de Especialidades da Instituição Beneficente Regional de Roncador (IBRR). O evento aconteceu na Avenida Paraná e celebrou o êxito de uma importante parceria entre o IBRR e o Rotary Club de Roncador, que tem como atual presidente Erali de Moraes, por meio do Subsídio Global da Fundação Rotária.
A solenidade teve início com a fala da rotariana Lohana Teixeira, que destacou o impacto do projeto e os investimentos realizados. Com o apoio do Subsídio Global, foram doados ao IBRR equipamentos médicos de alta tecnologia, mobiliário clínico e itens permanentes, totalizando US$ 30.090,00 (aproximadamente R$ 177.000,00).
O projeto teve como foco o fortalecimento da estrutura da clínica nas áreas de oftalmologia, ginecologia, clínica médica e medicina do trabalho, incluindo:
-
Equipamentos de alta complexidade, como eletroencefalograma portátil (EEG), audiômetro, espiromômetro, sistema de acuidade visual, MAPA e Holter cardíaco;
-
Móveis e mobiliário técnico para recepção, consultórios e centro cirúrgico oftalmológico;
-
Equipamentos eletrônicos, como computadores, impressoras, notebook e smart TV;
-
Itens específicos para ginecologia, como mesa ginecológica elétrica e foco de LED;
-
Materiais médicos diversos, como otoscópio, oxímetro, kits de pressão com estetoscópio e detector fetal.
O grande destaque do projeto é a implantação do novo centro cirúrgico especializado em oftalmologia, que permitirá a realização de exames e cirurgias de alta complexidade, oferecendo mais qualidade e acessibilidade à população local e regional.
Com estrutura moderna e foco em atendimentos oftalmológicos, a clínica passa a representar um verdadeiro marco para a saúde pública do município, especialmente por meio do Projeto da Visão, que deve beneficiar centenas de moradores, evitando deslocamentos a centros maiores, como Campo Mourão e Maringá.
Ao fazer uso da palavra, a prefeita Dra. Marília Perotta Bento Gonçalves enalteceu o trabalho desenvolvido pelo IBRR, instituição amplamente reconhecida pela população de Roncador. Ela destacou que, não apenas o município, mas toda a região se beneficia diretamente da atuação da clínica, graças ao comprometimento dos voluntários e, em especial, à dedicação incansável de Maria Lavezzo.
Emocionada, Maria afirmou que “não há dinheiro que pague o que essas pessoas estão fazendo — não por mim, mas por amor a Deus”, agradecendo a todos pela entrega, solidariedade e fé.
A prefeita também ressaltou a importância da participação da comunidade civil no desenvolvimento do município, reforçando que iniciativas como essa mostram o quanto a união de forças entre o poder público e instituições voluntárias pode transformar realidades.
Palavra do governador emociona os presentes
A cerimônia foi marcada por momentos de grande emoção, especialmente durante a fala de Maria Lavezzo e do governador do Rotary Distrito 4630, Deca, que se comoveu ao destacar a força transformadora do Rotary e o impacto do projeto em Roncador.
Em seu discurso, Deca, que integra o Rotary há 36 anos, relembrou ações históricas da organização, como a campanha global pela erradicação da poliomielite, iniciada em 1985. “O Rotary é a maior organização humanitária do mundo e atua com projetos que geram impacto real na vida das pessoas”, afirmou.
Ele ressaltou que a inauguração do centro representa apenas o início de uma nova fase. “É gratificante ver o sorriso de quem é atendido. Não há salário que pague isso. A maior recompensa é poder servir”, disse, citando o lema rotário: “Mais se beneficia quem melhor serve.”
Deca também enalteceu o trabalho da governadora assistente Márcia V. de Jesus Teixeira, de Roncador, que vem representando o distrito em diversas atividades regionais. Segundo ele, já foram investidos mais de três milhões de reais em equipamentos para escolas da região, especialmente nas mais humildes.
0 Comentários